Fiscalização suspende atividades de três empresas e apreende aves silvestres no Norte do Estado

Os órgãos de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e do Comando Ambiental da Brigada Militar finalizaram nesta sexta-feira (19/7) uma operação de quatro dias na região do Planalto Central. Ações foram realizadas nos municípios de Passo Fundo, Rondinha, Ronda Alta, Nova Boa Vista, Erechim, Getúlio Vargas, Tapejara, Marau, Casca, Água Santa, Círiaco e Muliterno.

Foram fiscalizados 47 empreendimentos que realizam as atividades de frigorífico, posto de combustíveis, laticínio, beneficiamento de grãos, fabricação de móveis, máquinas agrícolas, colchões e guindastes, curtume e depósito de agrotóxicos, entre outras. A fiscalização chegou a esses locais por meio de denúncias.

Durante a operação, foram suspensas as atividades de um posto de combustíveis em Ronda Alta, de uma desinsetizadora em Getúlio Vargas e de uma empresa de descontaminação de tanques de produtos químicos em Passo Fundo, todos sem autorização para funcionar e com potencial risco de causarem contaminação ambiental.

A ação também apreendeu 80 pássaros silvestres em 11 locais fiscalizados. Os fiscais identificaram que vários animais foram submetidos a maus-tratos. Os donos poderão responder administrativamente por crime ambiental. Trinta e oito aves foram devolvidas à natureza e as demais serão encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Porto Alegre.

A operação resultou ainda em autuações por supressão irregular de vegetação nativa, instalação e operação de atividades sem licenciamento ambiental, lançamento irregular de efluentes industriais, queima de resíduos sólidos a céu aberto, aplicação irregular de agrotóxicos e descumprimento de itens dos licenciamentos ambientais.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.