You dont have javascript enabled! Please download Google Chrome!

Geral

Veranópolis esteve presente no Congresso Internacional de Turismo

Aconteceu nos dias 06 e 07 de junho, na cidade de Flores da Cunha, o 4º Congresso Internacional do Turismo, Região Uva e Vinho.

Com a participação de mais de 25 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, o Congresso recebeu cerca de 100 participantes no primeiro dia. A programação foi pautada por palestras, pela exposição de trabalhos técnicos e pelo ato público, como mostra de admiração e agradecimento aos pioneiros pela construção da Instância de Governança Regional, Associação de Turismo da Serra Nordeste – Atuaserra.

Neste dia estiveram presentes no evento os representantes do Município de Veranópolis: a Secretária de Turismo e Cultura Diana Alessio Tomiello, Turismóloga Gisele Martins, Representantes do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo: Nutricionista Dra. Neide Bruscato, Arquiteta e Assessora da Atuaserra Paula Fogaça e Guia de Turismo e representante do trade turístico Antônio Henrique Chiaradia, além da graduanda do Curso de Turismo Gesieli Marques Padilha. Participaram também representantes dos municípios do Roteiro Termas e Longevidade

A programação das palestras iniciou com a explanação do Dr. Carlos Sampaio – FURB/UP com o caso de sucesso “Cadeia Produtiva do Turismo: aprendizados do Parque Yellowstone (EUA)”. Marcos Citolin, Gerente Regional de Desenvolvimento na Sicredi Serrana apresentou o “Desenvolvimento sustentável do turismo na região”. Ana Luiza Russo – ASTUR, apresentou o caso de sucesso “Socorro SP – muito além da acessibilidade” onde as ações da Associação Socorrense de Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, foi destaque. O consultor do Sebrae, Thomas Hartmann trouxe em sua apresentação, dicas e oportunidades para pequenas empresas do turismo através do marketing digital. O Dr. José Elmar Feger da UFPR foi quem encerrou as apresentações com o estudo de caso “Perspectivas futuras de investimentos no território de Vila Flores”.

A arquiteta Paula Fogaça expôs a pesquisa que lhe conferiu o grau de Mestre, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional – Imed, com o título “Análise da paisagem: O Patrimônio e a Paisagem Cultural em Veranópolis/RS”. Em seu artigo a mesma pretendeu analisar a paisagem de comunidades rurais habitadas por descendentes de imigrantes italianos e identificar metodologias para diagnóstico da paisagem cultural de Veranópolis. Confira o trabalho na íntegra, disponível para download abaixo.

No segundo dia, o evento contou ainda com visitas técnicas em empreendimentos de Flores da Cunha, incluindo vinícola e propriedade rural.
Para esta edição, o Congresso contou com o patrocínio do Sistema de Crédito Cooperativo – SICREDI. Apoio do Centro Empresarial de Flores da Cunha, Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, Escola de Gastronomia UCS-ICIF, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho – SEGH, Roteiro Vales da Serra, Universidade Feevale, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves – CNEC, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade FEEVALE, Faculdade Meridional – IMED e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Fotos: Divulgação

– Quer receber as notícias da Studio no seu WhatsApp? Então clique aqui e faça parte de nosso grupo.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. 5º FestFlor Vila Flores

    21 novembro | 00:00 - 24 novembro | 00:00
  2. Borrachão do Sangue Frio

    30 novembro | 14:00 - 1 dezembro | 04:00

WhatsApp

error: Este conteúdo é protegido