MP e Município firmam acordo para criação da primeira Unidade de Conservação de Gramado

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 05, o Ministério Público e o Município de Gramado firmaram acordo para criação de sua primeira Unidade de Conservação. O parque possui entrada na Estrada Parque dos Pinheiros, no Bairro Mato Queimado, localizado a poucos quilômetros do centro de Gramado, sendo o acesso todo asfaltado. Possui 135 hectares e lago conformado por uma barragem, com área de espelho d’água de 17 hectares.

Conforme o promotor de Justiça Max Roberto Guazzelli, o Parque dos Pinheiros apresenta grande diversidade de ecossistemas de fauna, flora, recursos hídricos e, especialmente, uma beleza paisagística única. “A criação da UC irá garantir a manutenção desse ecossistema e a conservação da biodiversidade, fomentando políticas públicas de cunho preservacionista, pesquisas acadêmicas, educação ambiental continuada e integração da comunidade”, destacou o promotor, lembrando que “o acordo, além de estabelecer regras para o manejo da área, constitui-se num roteiro para a criação de uma Unidade de Conservação”.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente de Gramado, Cristiane Bandeira da Silva, com a Unidade de Conservação do Parque dos Pinheiros, o Município de Gramado poderá receber recursos do ICMS Ecológico, gerando aumento de 7% na arrecadação, além da possibilidade de receber compensação ambiental de empreendimentos vinculados às condicionantes do licenciamento ambiental. “Exemplo disso é a medida compensatória prevista na Licença Prévia 003/2019-SMMA, que destina para Unidade de Conservação 0,5% do valor global estimado para o empreendimento objeto daquele licenciamento, ou seja, a destinação para o parque do valor de mais de R$ 2,25 milhões. A destinação aguardava a criação da UC para cumprimento”, explica ela.

O Parque dos Pinheiros já pode ser visitado gratuitamente nos dias informados no site da Secretaria de Meio Ambiente de Gramado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3286 0233.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.