Guaporé destaca-se em transparência pública

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS) publicou estudo que avaliou a disponibilidade de informações e dados, bem como a transparência e a participação dos Poder Públicos e Poderes Legislativos em seus portais (sites). A “Avaliação da Transparência na Internet realizada em 2018” analisou uma série de itens (79 no total) dos 497 portais. O Poder Público de Guaporé, dentro da análise do Atendimento às Exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e da Lei da Transparência (LC nº 131/2009) por parte do TCE/RS, é um dos mais transparentes do estado. 92% dos itens pesquisados receberam aval positivo.

No site (www.guapore.rs.gov.br) o cidadão ficará por dentro das ações realizadas dentro de cada secretaria do Poder Executivo através das notícias. Poderá pesquisar também a situação orçamentária, onde são aplicados os recursos públicos, repasses ou transferências de recursos financeiros e informações sobre despesas e licitações, inclusive os editais, seus resultados e os respectivos contratos, diárias, quem são os servidores públicos e quanto recebem, entre outros dados.

“Buscamos a transparência em todas as ações realizadas pelo Poder Executivo. É nosso dever como gestores públicos disponibilizar à sociedade, em especial aos munícipes, a estrutura organizacional e, conforme análise do Tribunal de Contas do Estado, estamos dentro dos parâmetros e melhorando cada vez mais. Atualizamos o nosso site em 2019 e está mais claro e fácil para o cidadão encontrar o que precisa. Trabalhamos de forma responsável, honesta e transparente. Essa é a marca da nossa administração”, destacou o prefeito Valdir Fabris.

Conforme o TCE/RS, os 497 Poderes Executivos gaúchos possuem sites oficiais. Da mesma forma, verificou-se que, em 2018, os 497 Legislativos (100% do total) possuíam portal na Internet, próprio ou compartilhado com o Executivo. O TCE/RS considera no estudo que houve fortalecimento da cultura de transparência na esfera municipal.

Com informações da Prefeitura de Guaporé.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.