Em Brasília, governadores buscam consenso para reforma da Previdência

Reunidos para o 5º Fórum dos Governadores, em Brasília, nesta terça-feira (11/6), chefes de Executivos estaduais de todo o país debateram alternativas para se encontrar um consenso mínimo visando a uma proposta de reforma da Previdência em melhores condições de ser aprovada pelo Congresso.

Além dos governadores, participaram do encontro o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia; o presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos; o relator da proposta, deputado Samuel Moreira; e a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann.

Fórum Governadores Leite
Inclusão de Estados e municípios na reforma é defendida por Leite – Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Entre os principais pontos debatidos estiveram temas polêmicos, como benefício de prestação continuada (BPC), aposentadoria rural e capitalização e desconstitucionalização de regras previdenciárias, além de questões consideradas relevantes pelos governadores, como as regras para professores e policiais.

Defensor incondicional da reforma da Previdência com inclusão de Estados e municípios, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou que a proposta é fundamental para recuperar a confiança de investidores, mas, para isso, não pode ser feita apenas uma reforma parcial. “Meia reforma será apenas meio entusiasmo, e isso não será suficiente para atrair investimentos e gerar crescimento econômico e empregos”, afirmou.

A manifestação dos governadores que também defendem a permanência de Estados e municípios na reforma, avaliou o governador gaúcho, ajuda a criar um ambiente político que sustente a posição dos deputados. “Quando se emitem cartas e posicionamentos, como estamos fazendo agora, colaboramos para que haja uma compreensão coletiva da sociedade brasileira em relação à importância da reforma e assim dar sustentação para a tomada de decisão dos parlamentares”, completou.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.