Studio TV | Pesquisa Agropecuária do RS é homenageada na Câmara de Vereadores

Na noite desta segunda-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores de Veranópolis realizou Sessão Solene de homenagem ao Centro de Pesquisa Carlos Gayer, pela passagem dos 100 anos de atividade no município.

Atualmente batizada de Centro de Pesquisa Carlos Gayer, a Estação de Alfredo Chaves foi fundada com o objetivo de desenvolver um trabalho de seleção de populações locais de trigo. Foi o primeiro registro de pesquisa com este cereal no Brasil, dando origem às linhagens Alfredo Chaves, passo inicial para a realização dos primeiros cruzamentos de trigo efetuados no país. Na década seguinte, outras unidades de pesquisa foram criadas no Rio Grande do Sul pelo governo federal, em áreas doadas pelo Estado. Em 1929, as estações experimentais foram transferidas para o governo estadual e, a partir daí, novas unidades de pesquisa foram criadas, numa expansão que continuou até as décadas de 1960 e 1970. Durante esses anos, ficaram sob a coordenação de quatro institutos de pesquisa vinculados ao Departamento de Pesquisa da Secretaria da Agricultura: Instituto de Pesquisas Agronômicas (Ipagro), Instituto de Pesquisas Zootécnicas (IPZ), Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) e Instituto de Pesquisas de Recursos Naturais Renováveis (IPRNR). A partir da fusão dos Departamentos de Pesquisa e de Pesca, em 1994, surgiu a Fepagro, unificando a pesquisa agropecuária pública no Estado. Em 2017, com sua extinção, a Fundação foi novamente absorvida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, dando origem ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária.

Em seu pronunciamento, o diretor do Centro de Pesquisa Carlos Gayer, Lineu Migon agradeceu a homenagem e destacou, “uma das lições da história da nossa instituição diz que tão importante quanto colher, é acreditar no que vamos deixar. Seguimos trabalhando para que essa instituição siga executando seu papel com excelência e desejamos que bons resultados possam seguir sendo semeados e celebrados”.

O presidente estadual do Departamento de Diagnóstico de Pesquisa Agropecuária, Arceli da Silveira, ressaltou a evolução do Centro de Pesquisa assim como alguns produtos recentes que foram avaliados pela instituição, “desde a fundação, precisamos nos reinventar em formas de pesquisa e entre as tantas contribuições temos melhoramentos genéticos na soja e feijão, muito importantes para os gaúchos”.

Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Rubem Pastore destacou a importância do Centro de Pesquisa Carlos Gayer no município, “somos parceiros da instituição que tem uma função vital na nossa vida diária, pois mesmo com orçamentos minguados, são guerreiros em busca da evolução”.

Ao final, o presidente da Câmara de Vereadores de Veranópolis, Aristeu André Caron, exaltou o centenário do Centro de Pesquisa, “sinto-me honrado em poder prestar essa homenagem ao mais antigo centro de pesquisa estadual. Aqui é onde iniciou toda a história da pesquisa agropecuária gaúcha e que venham mais 100 anos de evolução! Parabéns!”.

Acima, assista a reportagem da Studio TV sobre a homenagem.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.