Secretaria da Agricultura do RS recebe MST para falar sobre reivindicações encaminhadas

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, esteve reunido com representantes da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O encontro, realizado na terça-feria (30/4), em Porto Alegre, serviu para o Estado apresentar respostas a uma pauta de reivindicações do movimento, que encaminhou os temas de seu interesse ao governador Eduardo Leite no dia 16 de abril.

O MST pediu o apoio do Estado para facilitar o processo de acesso a terras que pertencem à CEEE, à Cesa e à Fepagro, esta em processo de extinção. Covatti informou que essas reivindicações deverão envolver as direções dessas empresas e entidade, com agendamento de novos encontros para tratar especificamente de cada caso.

Outra reivindicação dizia respeito à liberação de verba do Programa Camponês, financiado pelo BNDES. O diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, José Alexandre Rodrigues, explicou que, de todos os projetos contemplados em editais de seleção do programa, três já foram contratados pelo banco e um está em análise.

Produção de alimentos

Os recursos já foram disponibilizados, e a Seapdr aguarda a prestação de contas das cooperativas autorizadas à execução das propostas para liberar os recursos. Em breve, será chamada reunião do conselho do Feaper com o BNDES, para aprovação de novos projetos.

O MST ainda reivindicou a constituição de linha de crédito de capital de giro no Banrisul. O secretário Covatti encaminhará o assunto. Outro ponto da pauta foi a assistência técnica e extensão rural, tema que será discutido com a presidência da Emater, conveniada da Seapdr.

Outras demandas ligadas à infraestrutura de assentamentos da reforma agrária serão aprofundadas em visitas da equipe da Seapdr em municípios.

Ainda na pauta do MST, reivindicações relacionadas ao ensino serão tratadas em reunião dia 6 de maio, com a presença do secretário da Educação, Faisal Karam. O Estado também tem intenção de fomentar a produção de alimentos pelos assentados, movimentando a economia gaúcha.

Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.