Quatro dias para a romaria de Caravaggio: veja três sugestões de espaços para conhecer no Santuário

Restam quatro dias para o início da 140ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha – a celebração ocorre em 25 e 26 de maio, após preparação intensa de pré-romarias e outros encontros religiosos. Se o momento é de reflexão, religiosidade e homenagens à padroeira da Diocese de Caxias do Sul, pode servir também para conhecer um pouquinho mais do Santuário Diocesano e reforçar o momento de fé em diversos ambientes. Anualmente, cerca de 2 milhões de visitantes se rendem aos encantos do Santuário que se consolida como um dos pontos de maior visitação do Estado.

Por isso, veja três sugestões de espaços para serem visitados nesta romaria de Farroupilha:

RECANTO DO ROSÁRIO

Trata-se de um jardim situado atrás do Santuário e que, desde o início desse ano, sedia a nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio. Remodelada e entregue à comunidade, a imagem que antes ocupava a rótula da RSC-453 agora está bem pertinho para visitação. O jardim leva este nome porque está localizado ali réplicas dos 20 mistérios do Rosário. Excelente sugestão para contemplação e oração.

EX-VOTOS

Também remodelado, o Memorial dos Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio é um espaço que foi reinaugurado em 2017 e segue sendo um dos pontos mais visitados no Santuário. Conhecido como Sala dos Ex-Votos, o memorial abriga milhares de registros como fotos, bilhetes, objetos como capacetes, roupas, e outros artigos deixados por devotos que agradeceram a Caravaggio por uma graça alcançada. Uma espécie de mosaico da fé, o memorial reúne de terços a bengalas, cartas até vestidos de noiva. É uma amostra da religiosidade dos moradores da Serra, que gostam de cultivar a história de Caravaggio, e que é somada à fé de devotos do mundo inteiro.
Além disso, em uma das salas, é possível assistir projeções com mais de 30 depoimentos com fiéis que aceitaram compartilhar sua história. O espaço fica aberto o ano inteiro para visitação.

MIGRANTE DAS GRAÇAS

O Mirante das Graças não é um espaço novo, mas pode ser melhor aproveitado pelo visitante que estiver disposto a conferir a novidade: é ali que devotos amarram sua fitinha de Caravaggio para pedir ou agradecer por uma bênção. Plataforma situada ao lado esquerdo do Santuário, é um espaço legal para quem deseja também registrar o momento de fé que a 140ª Romaria desperta no visitante. Será possível comprar fitinhas de Caravaggio e outros artigos religiosos nas tendas disponíveis nos dois dias de festa.

A ROMARIA

Serão dois dias, 25 e 26 de maio, em que missas ocorrerão em ritmo intenso: às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. A celebração das 10h30min dos dias é campal, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. É um momento emblemático, em que um extenso véu passa pelas mãos dos fiéis.
Pelo menos 16 padres deverão conduzir as missas, com o suporte de mais de 40 Ministros da Eucaristia.
A expectativa de público é semelhante às últimas edições – cerca de 140 mil pessoas são aguardadas nos dois dias de festa, em caso de boas condições climáticas. O lema deste ano atende a um insistente desejo do Papa Francisco, quando pede para que seja vencida a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença: “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”.

FOTOS CRÉDITO: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.