Polícia apreende 400 toneladas de sucata em desmanche irregular em Caxias

São mais de 400 toneladas de sucata automotiva encaminhadas para a reciclagem. O volume de material recolhido na 82ª Operação Desmanche, deflagrada nesta segunda-feira (6), em Caxias do Sul, repete o recorde de apreensão da 63ª edição, que ocorreu em Portão, em abril de 2018. Na ofensiva no município da Serra Gaúcha, um estabelecimento sem credenciamento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi interditado. O recolhimento do material irregular deve se estender por toda a semana.

Com a atual edição, a Operação Desmanche se aproxima de 7 mil toneladas de sucata automotiva apreendidas em mais de três anos de ações. Esta é a segunda vez que a força-tarefa dos desmanches vistoria estabelecimentos em Caxias do Sul. O coordenador adjunto da força-tarefa, inspetor Anderson Campos, esclarece que são realizadas atividades de inteligência em Segurança Pública antes das operações. “Algumas ações resultam de denúncias realizadas pela própria população, o que reforça importância da participação da comunidade no combate a irregularidades”, acrescenta Campos.

A força-tarefa reuniu mais de 20 servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e suas vinculadas, além de colaboradores da empresa de energia RGE e da Gerdau, que realiza o recolhimento do material. Ninguém foi preso na ação, mas o proprietário do estabelecimento será multado pelo material irregular estocado.

Lei dos Desmanches

A Lei Federal 12.977 (Lei dos Desmanches) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, com o objetivo de combater a recepção de veículos roubados. Desde esta data, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran. Os Centros de Desmanche Veicular (CDVs) devem seguir uma série de requisitos e incluir cada uma das peças à venda em um sistema informatizado, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem.

Histórico de atuação

Reunião de esforços da Polícia Civil, da Brigada Militar (BM), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Detran, a Operação Desmanche tem o viés de aprimorar o combate à receptação e ao desmanche de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares continuem em funcionamento.
Desde a primeira edição, em fevereiro de 2016, a ação já interditou 130 locais, apreendeu quase 7 mil toneladas de sucata automotiva e prendeu cerca de 70 pessoas. As peças apreendidas são encaminhadas à Gerdau, que, a partir da parceria com o Estado, as transforma em material de trabalho, dando novo destino ao material reciclado.

A força-tarefa já passou por 43 municípios: Portão, Passa Sete, Candelária, Curumim, Soledade, Santa Maria, Carlos Barbosa, Sapiranga, Eldorado do Sul, Erechim, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Canela, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Pelotas, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Camaquã, Caxias do Sul, Arroio dos Ratos, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo, Almirante Tamandaré do Sul, Rio Pardo, Sarandi, Estância Velha, Vera Cruz, Pantano Grande, Tapejara, Aceguá, Nova Prata e Nova Bassano.

Foto: Rodrigo Ziebell / SSP.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.