Governador sanciona projeto que cria a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra

A partir desta terça-feira (21/5), os municípios de Vacaria, Ipê, Pinhal da Serra, Muitos Capões, São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Esmeralda, Campestre da Serra, Bom Jesus e Cambará do Sul compõem, oficialmente, a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra. O projeto de lei que cria o roteiro (PL 62/2019), de autoria do deputado Tiago Simon, foi sancionado pelo governador Eduardo Leite.

“Não podemos ficar reféns da agenda da crise. Precisamos desenvolver as potencialidades do nosso Estado e, sem dúvida, o turismo é uma delas. Por isso mesmo é que nós unimos a Secretaria do Turismo à do Desenvolvimento Econômico”, destacou o governador ao assinar o documento.

Localizada no extremo nordeste gaúcho, na divisa com Santa Catarina, a região dos Campos de Cima da Serra é famosa, principalmente, por abrigar os cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Para Tiago Simon, os investimentos privados que serão feitos no espaço, a partir da privatização que está sendo encaminhada pelo governo federal, ajudarão a impulsionar o turismo e toda a região irá se beneficiar a partir do elo criado com o projeto de lei.

“A Rota Turística cria uma cadeia entre os municípios, facilita a captação de recursos e ainda ajudará a organizar o trade turístico que existe nesta região, que reúne algumas das mais belas paisagens que resumem a essência serrana do nosso Estado”, disse o deputado.

O projeto de lei prevê, ainda, a possibilidade de o Estado firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada para apoiar as atividades e os destinos da rota turística.

“Não tenho dúvida de que, em alguns anos, nós nos lembraremos desse dia como um momento marcante para o RS”, concluiu o governador.

A sanção do PL ocorreu no Palácio Piratini e contou com a presença, ainda, dos secretários da Casa Civil, Otomar Vivian, e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e do deputado estadual Carlos Búrigo, que criou a Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra na Assembleia Legislativa, além de prefeitos e lideranças empresariais da região.

Municípios que integram a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra:

– Bom Jesus
– Cambará do Sul
– Campestre da Serra
– Esmeralda
– Ipê
– Monte Alegre dos Campos
– Muitos Capões
– Pinhal da Serra
– São José dos Ausentes
– Vacaria

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.