Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abre nesta segunda-feira (20) as inscrições para a edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A avaliação é voltada a quem não teve a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

Os interessados devem se inscrever no site do Inep até 31 de maio. As provas serão aplicadas em 25 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

Quem se inscreveu mas faltou o exame em 2018 deverá selecionar justificar ausência para fazer a prova deste ano. A participação é gratuita. Para realizar a prova que visa o certificado de conclusão do Ensino Fundamental precisa ter no mínimo 15 anos, já para que busca a certificação do Ensino Médio, é necessário ter 18 anos.

A avaliação envolve quatro provas objetivas e redação. Quem consegue atingir a nota mínima exigida (100 de 1000)  consegue a certificação para o ensino médio ou fundamental, conforme a inscrição. Já quem conseguir nota mínima em ao menos uma das provas consegue emitir uma Declaração Parcial de Proficiência.

O portal do Inep disponibiliza Materiais de Estudo para as provas, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também é possível estudar com base nos Cadernos de Questões de todas as áreas do conhecimento, do Encceja 2017, que podem ser baixados no site.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.