Cidadania e Valorização do Espaço Público é tema do primeiro encontro do Projeto Pulando Janelas

Aconteceu na última quinta-feira, 23 de maio, o primeiro encontro de capacitação para professores e pedagogos, através do Projeto Pulando Janelas. A palestra “Cidadania e Valorização do Espaço Público” foi realizado pela arquiteta e professora Ana Paula Wicket.

Com a temática “Se esta escadaria fosse minha…”, o projeto promove nesta edição a educação patrimonial, através da revitalização da Escadaria da Palugana. Sendo um espaço público, de referência pela comunidade local, a ação é direcionada para os alunos do 7º, 8º e 9º anos, professores, pedagogos e comunidade em geral.

Para Ana Paula, a sociedade só se transforma a partir da educação, assim como o relacionamento com o patrimônio. A sensação de pertencimento ao lugar, e ao espaço público, acontece com a mudança da consciência, através do aguçamento da percepção da educação, gerada pelo olhar e descobrimento da cidade.

A arquiteta salienta que a vida pública é a vida que acontece nestes espaços públicos, e que é necessário preparar os cidadãos para isto. Através de pesquisas, vivências e exemplos, a palestrante apresentou os critérios necessários para preparar as cidades para seus habitantes, englobando proteção, conforto e aproveitamento dos espaços. Foi explanado sobre as relações com a geração atual, suas características e possibilidades de interação com a questão patrimonial.

O Projeto Pulando Janelas “Se esta escadaria fosse minha…” trará outras capacitações durante o ano, incluindo as temáticas criatividade e urbanização. Além disso, haverá experiências práticas, como a produção literária e artística, e revitalização da Escadaria da Palugana.
O projeto é promovido pela Prefeitura de Veranópolis, através das Secretarias de Turismo e Cultura, de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, e Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Nordeste.

Fotos: Secretaria de Turismo e Cultura

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.