Ciclo de reuniões aproximam agricultores e entidades em Fagundes Varela

Na noite desta terça-feira (28/05), no auditório municipal de Fagundes Varela, aconteceu o encerramento do ciclo de reuniões, promovido pela Emater/RS-Ascar, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria Municipal da Agropecuária, através do Setor de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa), com agricultores familiares residentes nas comunidades rurais e área urbana do município.

As reuniões foram uma oportunidade para estreitar relações, onde cada Instituição apresentou suas linhas de ação para contribuir no desenvolvimento sustentável das propriedades rurais do município.

O gerente da agência do Sicredi, Gustavo Fantini iniciou os encontros, apresentando a cooperativa e seu portfólio de produtos e ações. Destacou o comprometimento de toda sua equipe com a realização de bons negócios, capazes de atender os anseios dos associados, gerar bons resultados para a cooperativa e também reverter em benefícios à comunidade, através das inúmeras ações que a cooperativa desenvolve no município. Colocou a instituição à disposição da comunidade para auxiliar e ser parceira das famílias.

A Emater/RS-Ascar, através da engenheira agrônoma Taciana Marchesini e do extensionista social Airton de Almeida, propôs uma reflexão sobre os avanços obtidos pelos agricultores familiares ao longo do tempo no uso de tecnologias e manejo de culturas e criações. Pontuou-se a necessidade da propriedade ser conduzida como uma empresa, estando o produtor atento aos fatores que podem contribuir para o sucesso ou fracasso da mesma. Destacou-se o cuidado que se deve dispensar ao solo, principal ativo das propriedades: manejar adequadamente, corrigindo a fertilidade, mantendo cobertura verde ou morta para que se alcancem produções capazes de viabilizar a atividade. A reflexão envolveu também a questão da sucessão familiar, fator decisivo para a viabilidade de muitas propriedades rurais.

Por fim, enumeraram-se as múltiplas ações que a Emater/RS-Ascar desenvolve no município, envolvendo culturas, criações, gestão da propriedade, produção para autoconsumo, ações sociais e participação nos diversos conselhos que contribuem para o desenvolvimento do município.

A médica veterinária Cristiane Barile, responsável pelo Sipoa, fez uma apresentação do seu trabalho, destacando a estrutura e avanços conseguidos pelo Serviço de Inspeção Municipal, principalmente a adesão ao Susaf. Esta adesão viabilizará a implantação e credenciamento de novas agroindústrias no município, ao permitir a comercialização em todo o Estado.

Outro assunto destacado por Cristiane foi o Calendário Zootécnico de Fagundes Varela, o qual surgiu da necessidade de gerenciamento da propriedade rural quanto às obrigações junto aos órgãos de defesa agropecuária, a fim de garantir a sanidade do rebanho bovino. Com o auxílio do calendário, os produtores poderão gerir com maior eficiência os períodos de aplicação das vacinas obrigatórias e não obrigatórias (porém, importantes) dos animais, assim como testes de brucelose e tuberculose, declaração anual de rebanho e revisão do talão de produtor. Na oportunidade, ela também explicou sobre a importância da imunização no controle de doenças do rebanho bovino, sendo que, além de causarem prejuízos econômicos, muitas são consideradas zoonoses, ou seja, doenças dos animais que podem ser transmitidas aos seres humanos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eugenio Zanetti, explicou as principais linhas de ação do sindicato. Destacou a importância do movimento sindical para a conquista e manutenção de direitos pelos agricultores, principalmente no momento em que se discute a reforma da previdência. Outro assunto abordado foi a declaração de imposto de renda pelos agricultores e o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF). Para o presidente, é necessário que os agricultores estejam atentos às mudanças que estão acontecendo. Ele e colocou a instituição à disposição para facilitar a vida das famílias rurais.

O encontro de encerramento contou com a presença do vice-prefeito, Dirceu Binda, que destacou a importância da participação dos agricultores e familiares nestas inciativas, pois sempre se aprende algo novo que poderá ser utilizado nas propriedades.

As reuniões iniciaram no dia 04 de abril e percorreram as comunidades rurais e a sede, sempre às terças-feiras. Foram nove encontros que contaram com a presença de 305 pessoas.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

Jornalista Rejane Paludo – [email protected]

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.