Suspeita de Infecção com Chikungunya em Serafina Corrêa exige medidas especiais

A Secretaria de Saúde de Serafina Corrêa vem a público informar que foi detectado um caso de suspeita de infecção com o vírus Chikungunya . O caso está sendo monitorado e analisado, implicando atenção e cuidados especiais. O paciente em questão é de um caminhoneiro que viajou para área endêmica e reside na cidade, sendo considerado um caso não autoctone, isto é, contraído fora de Serafina Corrêa. Foi coletado amostra de sangue e enviada ao LACEN-RS e aguarda-se o resultado.

Após a identificação da suspeita, a Secretaria de Saúde acionou o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde que prevê que seja feita a Delimitação de Foco, que nada mais é do que realizar visitas nos quarteirões arredores de onde encontra-se o caso suspeito, intensificando-se a vigilância. As visitas foram realizadas na última quinta-feira, dia 25, sendo coletadas 11 amostras de larvas de mosquito. Das amostras coletadas, 06 tiveram resultado positivo para o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da Dengue e Chikungunya e Zika Vírus.
Informamos que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas e no dia de hoje, segunda-feira, será realizada a aplicação de inseticidas nas áreas onde foram detectadas a presença das larvas do mosquito. Pedimos a população que quando for aplicado o fumacê mantenha-se dentro das residências, fechando as janelas.

A Secretaria de Saúde solicita a toda a população que redobre a atenção e intensifique a aplicação das medidas preventivas que são, principalmente, a eliminação dos criadouros do mosquito (locais com água parada) e utilização de roupas que minimizem a exposição da pele e repelentes.

O combate a esse tipo de doença só é possível através da colaboração de todos. Faça sua parte!

Informações Prefeitura de Serafina Corrêa.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.