Projeto cotiporanense é apresentado na Secretaria de Saúde de Caxias do Sul

No dia 15 de abril, as profissionais da Academia da Saúde de Cotiporã Bruna Moro e Fernanda Vivan, juntamente com a enfermeira Ana Lídia Garcete Moreira, participaram do Encontro das Equipes de NASF, NAAB, Oficinas Terapêuticas e Academias da Saúde da 5ª Cordenadoria Regional de Saúde, realizado na Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul.

Na ocasião, as profissionais da Academia da Saúde, apresentaram o Projeto “Farmácia Viva”. O projeto, que já vem sendo desenvolvido no município, visa resgatar, valorizar, ampliar e qualificar a utilização de plantas medicinais como elemento estratégico de saúde, preservação e busca da qualidade de vida.

O projeto iniciou em 2017 e através da ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde, foi realizado um levantamento das plantas, chás e ervas mais utilizadas no município. As plantas medicinais, aromáticas e condimentares, também foram tema das atividades no programa “Promovendo Saúde no Interior”.

Em 2018, surgiu a ideia da criação do horto comunitário e foi lançada a “Cartilha de Plantas Medicinais” trabalhada nas atividades do interior e grupos da saúde. A cartilha contém orientações e a descrição de sete plantas medicinais selecionadas com base em evidências científicas de eficácia. Além disso, orienta o processo de colheita, secagem e precauções que se deve ter com o uso das plantas, o preparo correto dos chás e relógio do corpo humano. Ainda neste ano, parte da comunidade escolar também conheceu o Projeto e o Lions Clube fez a doação de diversos livros estimulando também este conhecimento.

Para 2019, diversas atividades já estão sendo desenvolvidas e planejadas como o projeto “Promovendo Saúde no Interior”, oficinas nas escolas, estimulando o uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares no dia-a-dia, oficina na Festa In Vêneto, criação do grupo semanal Farmácia Viva, sendo responsável pela manutenção e conservação do horto, possibilidade de disponibilizar medicamentos fitoterápicos na farmácia da Unidade de Saúde, entre outras atividades.

A Academia de Saúde de Cotiporã é uma iniciativa da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Assistência Social.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.