Polícia Civil apreende tucanos que eram comercializados em rede social, em Canoas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), apreendeu 16 aves silvestres na manhã desta quinta-feira (04). A ação foi decorrente do cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, nos bairros Parque Universitário e Estância Velha, em Canoas. A ação faz parte da Operação Voo Livre, que busca coibir crimes contra aves silvestres.

Segundo a delegada Marina Goltz, em um endereço no bairro Parque Universitário um papagaio foi apreendido. No primeiro endereço, foi apreendido um papagaio. Já no bairro Estância Velha foram apreendidos três tucanos, 12 caturritas, e três animais exóticos. “O proprietário dos tucanos, além de mantê-los ilegalmente em cativeiro, ainda expunha à venda os mesmos em redes sociais “, comentou a delegada.

Foi lavrado Termo Circunstanciado contra os proprietários dos animais silvestres, os quais responderão pelo crime previsto no art. 29 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano. “O proprietário dos tucanos também responderá pelo crime de maus-tratos contra animais, em razão da situação em que os pássaros eram mantidos”, acrescentou a delegada. Os animais serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

Sair da versão mobile