No combate ao tráfico de aves silvestres, 28 pássaros são apreendidos em Canoas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Dema/Deic), apreendeu 28 aves silvestres durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (25), em Canoas. A ação faz parte da Operação Voo Livre, que busca coibir crimes contra aves silvestres.

Segundo a delegada Marina Goltz, a ordem judicial foi cumprida no bairro Harmonia. “No local, foram apreendidos pássaros das espécies cardeal, trinca-ferro, canário da terra, papagaio moleiro, sabiá do campo e coleiro. “Além das aves, foram encontradas uma arma de pressão que imita um fuzil adulterado para efetuar disparos com munição calibre .22, uma balestra de mão, três cartuchos calibres .22, .24 e .36 e 10 redes para caça de pássaros. O proprietário dos animais expunha à venda deles no Facebook, além de mantê-los ilegalmente em cativeiro”, relatou a delegada.

O proprietário da residência não estava presente no local no momento da ação, mas responderá a inquérito policial pelo crime previsto no art. 29 da Lei de Crimes Ambientais, e art. 16, parágrafo único, inciso II, do Estatuto do Desarmamento. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal do município de Canoas para transporte dos animais.

Sair da versão mobile