Idoso acusado de cárcere privado acaba preso com espingarda e mais de 3 mil munições de diversos calibres em Caxias do Sul

A Brigada Militar foi acionada na tarde desta sexta-feira (26) para verificar uma denúncia de cárcere privado. O fato estaria ocorrendo em uma propriedade nas imediações da Ponte dos Ilhéus, em Criúva, interior de Caxias do Sul.

Quando se dirigiam para o local, os PMs passaram pela propriedade sem identificá-la, e foram em direção ao Monumento dos Bertussi. Uma nova chamada foi feita, e desta vez, as vítimas ficaram aguardando pelos policiais na porteira da propriedade, onde trabalhavam e residiam.

As vítimas, um homem de 30 anos, a esposa e a filha, disseram aos policiais que manifestaram o desejo de ir embora da propriedade, mas estavam sendo impedidos pelo patrão, Elmo José Capelani dos Santos, 73 anos. Eles revelaram aos policiais que o patrão tinha o hábito de andar com uma arma na cintura e intimidá-los, batendo na arma e dizendo que eles não iriam embora.

Quando a guarnição passou pela propriedade sem parar, Elmo teria comentado com a mulher sobre a presença da polícia ali, e então saíram em uma caminhonete, trancando o portão com um outro cadeado e impedindo a saída das vítimas. O trio, no entanto conseguiu pular o portão e esperou os policiais na estrada, na frente da propriedade.

Os policiais entraram no local, e já na garagem, encontraram duas caixas com diversas munições e uma espingarda artesanal calibre 22. Quando as vítimas reuniam seus pertences para deixar a propriedade, o patrão chegou em uma caminhonete S-10, junto com a esposa. Os policiais deram voz de prisão ao idoso.

As vítimas revelaram que não se alimentavam havia dois dias, e que apenas comeram pipoca, porque o patrão não havia pago o salário deles. Elmo ainda foi acusado de racismo, porque chamava Everaldo e a esposa de “pretos” e a filha de “negrinha”. Ele ainda dizia que era pra eles fazerem serviço de “branco”.

Ao final da apreensão, os policiais da Brigada Militar encontraram na propriedade 3.045 cartuchos intactos, com destaque para 1.050 cartuchos de calibre 22; 370 cartuchos de calibre 12; 289 cartuchos de calibre 20; 259 cartuchos calibre 36; 118 cartuchos de calibre 32; 16 cartuchos de calibre 28; 15 cartuchos de calibre 16; 61 cartuchos calibre 44; sete cartuchos calibre 45; dois cartuchos 9 mm; e 18 cartuchos calibre 32 para revólver. Além disso, foram recolhidos vários estojos de diversos calibres, chumbo, espoletas, buchas e três lunetas.

Elmo José Capelani dos Santos não possuía antecedentes policiais relevantes, e foi autuado em flagrante por posse e porte ilegal de arma de uso restrito, e submetido a fiança de R$ 3 mil, para não ser recolhido ao sistema prisional. Ele vai responder ao inquérito em liberdade.

Com informações da Rádio Caxias de Caxias do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.