Ibama apura morte de mais de 50 pássaros em Bagé

O Ibama está apurando a morte de mais de 50 pássaros em Bagé, na Campanha do Rio Grande do Sul. O caso veio a tona na quinta-feira (28) depois de circularem notícias nas redes sociais sobre aves caídas em bairros da cidade.

“Caturritas eram 44, sem contar outros pássaros como joão de barro, pardal e pomba rola. As caturritas estão na lista de animais em extinção”, afirma a analista ambiental e chefe da unidade técnica do Ibama de Bagé, Janize Augusta Ferro de Medeiros.

A Brigada Militar Ambiental e o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação acompanharam o Ibama nos trabalhos. Amostras foram encaminhadas para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e para uma clínica do município, que realizou a necropsia.

Foram encontrados grãos de milho no papo dos pássaros. A suspeita é de que tenha ocorrido envenenamento.

“Só uma análise toxicológica poderá confirmar se foi veneno, e talvez descobrir a origem. Essa análise está sendo providenciada”, explica Janize, que acrescenta que ainda não há prazo para o resultado.

Os pássaros foram encontrados em bairros distantes. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente recolheu as aves para que outros animais não tivessem contato e não fossem atingidos.

No caso da caturrita, a multa por animal encontrado morto é de R$ 5 mil, se forem identificados os autores do suposto envenenamento. Caso seja constatado algum ato de infração administrativa ou ambiental, o caso pode ser encaminhado ao Ministério Público.

Com informações do Portal G1 RS e do Ibama.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.