Trump anuncia Brasil como o principal aliado dos EUA fora da Otan

Após a primeira reunião bilateral entre os dois países no ano de 2019, os presidentes norte-americano Donald Trump e brasileiro Jair Bolsonaro falaram à imprensa nesta terça-feira (19). Entre severas críticas à Venezuela, ao “socialismo” e ao “Foro de São Paulo”, Trump anunciou que os EUA vão apoiar a entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e que o país é o principal aliado norte-americano fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

— Eu tenho a intenção de designar o Brasil como o maior aliado fora da Otan. Tenho que conversar com muita gente, mas talvez até mesmo um aliado da Otan, o que seria um grande avanço na segurança e cooperação entre nossos países. Precisamos defender os nossos povos do terrorismo, do tráfico de drogas e do tráfico de pessoas — afirmou Trump durante a entrevista coletiva.

Em sua manifestação, Bolsonaro citou uma frase de Ronald Reagan (“O povo deve dizer o que o governo deve fazer, e não o contrário”), reiterou sua admiração a Donald Trump e disse que quer um Brasil “grande de novo”.

— Hoje o Brasil tem um presidente que não é anti-americano, caso inédito nas últimas décadas.  Os Estados Unidos mudaram em 2017, e o Brasil começou a mudar em 2019. Estamos juntos para o bem dos nossos povos. Queremos uma América grande e um brasil grande também — declarou Bolsonaro.

Fóruns de executivos e de energia

Os chefes de Estado declararam que serão reativadoso Fórum de CEOs (executivos de empresas) e será construído também um “Fórum de Energia”, com ênfase em óleo, gás e outras fontes, para estimular a cooperação econômica entre as duas nações.

— Reciprocidade é a nossa palavra favorita. Estamos comprometidos em diminuir as barreiras, incentivar a inovação. O caminho de abrir a economia e libertar o setor privado é o certo para ter uma economia ainda mais forte. Vejo que o Brasil está engajado nesse esforço — afirmou Donald Trump.

Crise na Venezuela

Trump também pediu durante a coletiva que as Forças Armadas da Venezuela abandonem seu apoio ao presidente Nicolás Maduro, chamando o líder de esquerda de uma “marionete cubana”, em um apelo apoiado pelo Brasil.

— Pedimos aos membros do exército venezuelano que acabem com seu apoio a Maduro, que, na verdade, não passa de um fantoche cubano — afirmou Trump.

Segundo o presidente americano, as futuras sanções contra a Venezuela poderão “ser mais pesadas”.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.