Veranópolis realizou 1ª Audiência Municipal dos direitos da pessoa idosa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso, realizou na última quarta-feira, 20 de fevereiro, a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Sediado no salão da gruta Nossa Senhora de Lourdes, o tema discutido foi “os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. As conferências são instâncias máximas de discussão, definição e deliberação das prioridades para o atendimento das necessidades das pessoas idosas.

No dia 13 de fevereiro, através da Pré-Conferência, tiveram início as discussões, baseadas no estudo realizado em 2016 que norteou o Projeto “Município para Todas as Idades – Cidade Amiga do Idoso”, onde foram feitos levantamentos com grupos locais de idosos.

Durante a 1ª Conferência foi dada continuidade às discussões e demandas do município, para posteriormente enviar as prioridades à Conferência Estadual e Nacional da Pessoa Idosa. Deste modo é possível nortear as instâncias superiores a desenvolverem políticas e ações que venham a qualificar e aprimorar políticas públicas voltadas aos idosos.
A representante da comunidade idosa e do bairro Santo Antônio, senhora Marli Cristianetti, agradeceu a valorização que os idosos sentem em Veranópolis, podendo ser acompanhados por equipes que se empenham em cuidá-los da melhor forma. “Está tendo uma mudança bem grande, hoje os jovens nos recebem com mais carinho, somos tratados de uma maneira melhor. É muito gratificante”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Aristeu André Caron, ressaltou que esta é uma data histórica, um marco para toda cidade. “Espero que o que seja discutido hoje tenha valor e ênfase no futuro”.
Rubem Pastore, Vice-Prefeito de Veranópolis, citou que a cidade trabalha de forma contínua, em busca de melhorar a estrutura do município para os idosos, pensando sempre na qualidade de vida de toda população.
A conferência foi conduzida pela doutora em gerontologia biomédica e assistente social Michelle Clos.

Ao final, as demandas definidas para serem encaminhadas à Conferência Estadual do Idoso foram as seguintes:
– Ampliação e co-financiamento Federal para as Instituições de Longa Permanência;
– Capacitação e Formação Continuada dos profissionais que atuam com Idosos;
– Criação de Rede de Ensino para Idosos;
– Criação de Centro-DIA;
– Diminuição de impostos para os Idosos.

Informações e fotos, Caroline Cesca, Prefeitura de Veranópolis.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.