Secretaria da Saúde de Flores da Cunha alerta para cuidados com o surgimento de escorpiões na cidade e região

A Secretaria da Saúde de Flores da Cunha está orientando a comunidade em relação a proliferação de Escorpiões, principalmente da espécie Tityus Costatus, de coloração marrom amarelada, com as pernas manchadas, que representam pouco risco a população, com veneno considerado de baixa toxicidade, podendo ocorrer dor local e manifestações de hipersensibilidade. A Vigilância Sanitária orienta as pessoas que forem picadas por escorpião procurar imediatamente atendimento médico, se possível levando consigo o escorpião, para realizar a identificação.

Qualquer dúvida em relação a identificação da espécie de escorpião é necessário que o cidadão leve o mesmo até Vigilância em Saúde, junto ao Posto de Saúde Central. Para evitar a infestação à orientação é para manter pátios e terrenos limpos, sem acúmulo de vegetação e lixo. Os principais pontos de incidência no município são em terrenos baldios.

A fiscalização está notificando os proprietários, e os mesmos possuem o período de 15 dias para realizarem à limpeza, posteriormente podem ocorrer multas, sendo a primeira infração no valor de R$ 300, e duplicando em caso de  reincidência (Denúncias de irregularidades podem ser realizadas no protocolo da prefeitura, no site ou através do telefone (54) 3279 3600, ramal 254. .

Orientações de como evitar Escorpiões em Residências

O verão requer cuidados especiais com a saúde, temperaturas mais altas e com maior probabilidade de chuvas, favorece o surgimento dos escorpiões, principalmente nas áreas urbanas.  Dessa forma, a Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria de Saúde, destaca as condutas e recomendações que ajudam a evitar o surgimento e a permanência de escorpiões, nas residências e ao seu entorno.

– Manter as tampas de ralos internos na posição fechada, abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;

– Utilizar telas milimétricas em janelas e também nos ralos na área externa;

– Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;

– Reparar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, rodapés;

– Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou em recipientes apropriados e fechados, dando destino correto (serviço de coleta);

– Preservar os pontos de fiação elétrica devidamente vedados;

– Manter limpo quintais e jardins, não acumular folhas secas, providenciar a limpeza e corte da vegetação em terrenos baldios;

– Eliminar entulho ou material de construção civil, evitando a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões;

Ações para evitar acidentes com animais peçonhentos:

– Usar calçados e luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins, no armazenamento de lenhas e outros que possam servir de abrigo a escorpiões;

– Examinar roupas e calçados pessoais antes de vestir;

– Afastar das paredes camas, sofás, berços;

– Não deixar lençóis, colchas, cobertores e mantas sobre a cama ou berço encostarem no chão. Escorpiões e Aranhas podem utilizá-los como apoio para subir e se abrigar nos mesmos. 

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.