Paraí conta com nova agroindústria de embutidos

A segunda agroindústria familiar do município de Paraí, a Caron Embutidos, localizada na comunidade São Luiz, foi inaugurada nesta sexta-feira (01/02). O ato contou com a presença da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Sandra Dalmina, do prefeito Gilberto Zanotto, de representantes de entidades apoiadoras: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil, Secretaria da Agricultura e cooperativa Santa Clara, família Caron e comunidade.

A agroindústria irá produzir em torno de 2 mil kg de produtos por mês, principalmente salame e linguiça campeira, feita a partir de uma receita da família. A proprietária Sirineide Caron e os filhos Alencar, de 23 anos, e Alaur, de 20 anos, irão atuar no empreendimento, principal fonte de renda da família, que tem uma fruteira na propriedade à beira da estrada. “É um orgulho muito grande ter conseguido isso, um sonho que já era do pai. Agora vamos trabalhar para atender bem os nossos clientes e buscar matéria-prima de qualidade”, destacou o jovem Alencar.

Para a legalização do empreendimento, a família contou com a assistência da Emater/RS-Ascar em todas as etapas, até a inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). “Hoje a gente consegue ver concretamente que a sucessão familiar é feita aqui. Quando a gente consegue agregar valor ao produto, dar condições das pessoas terem trabalho e renda dentro das propriedades, elas não precisam buscar em outros lugares, elas vão realmente se sentir satisfeitas onde estão e trabalhando. E o Peaf traz isso”, destacou a gerente da Emater/RS-Ascar. Sandra frisou, ainda, que as agroindústrias familiares desenvolvem um trabalho diferenciado e mantêm o sabor, a tradição e a cultura no modo como os produtos são feitos.

“A Emater/RS-Ascar se sente realizada com a inauguração de agroindústrias porque é a concretização do nosso trabalho, que é feito em parceria com outras entidades, que agregam esforços para realizar o sonho das famílias”, salientou a gerente, ressaltando a importância do trabalho em conjunto.

O prefeito do município enfatizou a relevância das agroindústrias na geração de emprego e renda e no bem-estar das famílias e afirmou que, com o resultado dessas duas agroindústrias existentes no município, outras surgirão.

Qualificação na área de agroindústria

Além do auxílio na legalização dos empreendimentos, a Emater/RS-Ascar promove cursos na área de agroindústria nos Centros de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) e de Fazenda Souza (Cefas), em Caxias do Sul. O Cetanp oferece o curso de processamento de carnes, e o Cefas, de processamento de frutas e hortaliças (módulos doces e salgados), Boas Práticas de Fabricação e gestão de agroindústria. Mais informações podem ser obtidas no site www.emater.tche.br ou pelos fones (54) 3298-8037 (Cetanp) e (54) 99935-2302 (Cefas).

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.