Número de mortes no trânsito cai 7,6% em um ano, apontam dados do Detran

O Rio Grande do Sul registrou queda de 7,6% no número de óbitos em decorrência do trânsito em 2018. Houve 1.612 mortes, ante as 1.745 do ano anterior. As rodovias responderam por 64% das ocorrências, seguidas das vias municipais, 36%. Os dados foram divulgados pelo Detran nesta quarta-feira (13).

Com relação às vítimas, a faixa entre 21 e 29 anos foi a mais atingida, com 20% do total de mortes. Também é possível separar por participação: 29% eram condutores; 24%, motociclistas; e 20%, pedestres.

Detran1
Entre as vítimas, a faixa de 21 a 29 anos foi a mais atingida, com 20% das mortes em 2018 – Foto: Detran / Divulgação

O Detran atribui a redução da acidentalidade, em parte, ao esforço feito na Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020). Entre as iniciativas que contribuíram para a redução, estão operações de fiscalização como Balada Segura e Viagem Segura, além de ações de educação para o trânsito.

Desde 2015 o Estado tem conseguido superar o índice de redução proposto pela Década de Ação pela Segurança no Trânsito, da Organização Mundial da Saúde (OMS), da qual o Brasil é signatário. A iniciativa tem como foco a redução, em 2020, de 50% de vítimas fatais a partir de projeção linear feita com base nos dados dos anos anteriores.

Detran2
Houve redução em mortes e acidentes fatais no trânsito em 2018 na comparação ao ano anterior – Foto: Detran / Divulgação

De acordo com esse cálculo, em 2018 poderiam ocorrer 3.017 óbitos e o objetivo seria a redução para 1.702. O RS conseguiu terminar o ano com resultado abaixo da projeção: 1.612. “Não podemos comemorar porque estamos falando da perda de vidas. Porém podemos vislumbrar o resultado do nosso trabalho e de toda a sociedade na construção de um trânsito mais seguro”, afirma o diretor-geral do Detran, Paulo Roberto Kopschina.

Detran3
Vítimas fatais em acidentes de trânsito em 2018 e no ano anterior – Foto: Detran / Divulgação

Lançada em maio de 2011, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito tem o objetivo de reduzir acidentes, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano (conforme a Organização das Nações Unidas), sendo a nona causa de mortes em todo o mundo.

A OMS coordena os esforços e apoia iniciativas como a redução da alcoolemia (álcool no organismo) entre motoristas, uso de itens de segurança e melhoria no atendimento de emergência.

Detran4
Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020) tem como foco a redução, em 2020, de 50% de vítimas fatais – Foto: Detran / Divulgação

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.