Leite garante que governo será parceiro do setor coureiro-calçadista
Com o slogan “Onde a indústria cria negócios”, foi aberta na tarde desta terça-feira (26) a 43ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec). Reconhecida como a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local, o evento segue até quinta-feira (28) com mais de 700 marcas apresentando seus produtos e serviços por meio de mais de 500 expositores nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.
Presente na cerimônia de abertura, o governador Eduardo Leite parabenizou a história de mais de quatro décadas da feira e garantiu que o seu governo será um parceiro do setor coureiro-calçadista. “Queremos criar um ambiente favorável aos negócios. Isso passa pelo investimento em alguns pilares, como o capital humano. A nossa mão de obra necessita de capacitação e inovação. Nesse sentido, recriamos a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia para ajudar na articulação entre o poder público, a iniciativa privada, a academia e a sociedade”, afirmou o governador.
Leite ainda destacou que entre as medidas estratégicas para tornar o Rio Grande do Sul mais atrativo a investidores estão a redução da carga tributária, da burocracia e dos custos logísticos, incluindo melhorias na infraestrutura. Para isso, o governo uniu em uma só pasta o Meio Ambiente e a Infraestrutura. “Nosso objetivo é retirar algumas travas e tenho certeza de que criaremos o ambiente necessário à retomada do crescimento econômico do Estado, que nada mais é do que gerar renda, emprego e consumo, porque vocação ao trabalho, capacidade empreendedora e inovadora o povo gaúcho já tem. E aqui em Novo Hamburgo, hoje, temos a prova disso”, ressaltou o governador.
Conhecida como Capital Nacional do Calçado, a cidade do Vale do Sinos deve receber pelo menos 25 mil visitantes durante os três dias de feira, principalmente pessoas do setor coureiro-calçadista. A prefeita Fátima Daudt lembrou ainda que tem como meta transformar o município em uma “cidade-laboratório” com a construção, já em andamento, do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) em 7 mil metros quadrados. “Queremos ser um laboratório a céu aberto, uma referência em inovação e tecnologia para o Estado e o mundo”, destacou a prefeita.
Fimec
Entre os expositores – 36% deles estrangeiros –, a 43ª edição da Fimec conta com 35 empresas que participarão pela primeira vez e 22 que estão retomando a sua participação após anos. A feira conta com uma expansão de 12% na área de máquinas para calçados.
Diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung destacou as novidades desta edição, entre as quais a Fábrica Conceito, onde serão produzidos 3 mil calçados em tempo real. “Como a feira abrange toda a cadeia, do maquinário ao consumidor, esse é um exemplo que atinge todo público. O visitante entenderá como funciona uma fábrica e o empresário pode ter contato, na prática, com novas tecnologias”, sintetizou Jung.
Além disso, o Fórum Fimec acontecerá em paralelo à feira, nesta quarta-feira (27), das 9h às 14h. O objetivo da atividade é oferecer informação e conhecimento global para transformação do setor coureiro-calçadista. Palestrantes nacionais e internacionais referências em suas atividades no setor estarão presentes para contar o que há de mais inovador na área.
SERVIÇO
O quê: 43ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Quando: de 26 a 28 de fevereiro, das 13h às 20h
Local: Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.