Formatura do curso de Cuidador de Idosos de Veranópolis ocorreu na última sexta-feira

Na última sexta-feira, 22 de fevereiro, aconteceu a formatura do curso gratuito para cuidador de idosos, no galpão do CTG Rincão da Roça Reúna. Contendo 56 alunos, o curso teve ao todo 66 horas de aula, divididas em partes teóricas e práticas, levando aos alunos as informações pertinentes para a execução dessa função tão crescente e fundamental nos dias de hoje.

A oradora da turma, Adriana Borille agradeceu à Prefeitura Municipal de Veranópolis, Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, e Ceran, pela oportunidade ofertada, que contribuiu para enriquecer o conhecimento de todos. “O curso de cuidador de idosos foi um desafio, e hoje se tornou realidade. Vamos sair daqui com o nosso diploma em mãos, mostrando que estamos prontos e capazes de atuar como profissionais no cuidado de nossos queridos idosos, com dedicação, carinho e respeito.”

O curso faz parte do Projeto “Cuidando do Idoso”, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade através dos serviços CRAS e CREAS, com patrocínio da Companhia Energética Rio das Antas-CERAN, em parceria com Conselho Municipal do Idoso e Fundo Municipal do Idoso, Instituto Federal/RS – IFRS/Campus Avançado Veranópolis/RS, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi e Secretaria Estadual de Saúde – 5ª CRS.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, Adriane Maria Parise reforçou a importância deste curso como melhoria na qualidade de vida da população idosa. Também agradeceu a Ceran, por acreditar no projeto, e cita que o próximo passo será a formação prática e aprimoramento técnico. A partir destas ações será desenvolvido um programa de atendimento, onde se possa dar suporte às famílias dos idosos que não podem arcar com os custos de subsidiar um cuidador.

Daniela Toller, representante da Ceran- Companhia Energética Rio das Antas, parabenizou os formandos e afirmou estar muito feliz em ver projetos como este. “Desde 2016 a Ceran exerce esta função social, que toda empresa deveria exercer. Gostaria muito que nosso papel servisse como espelho, para que mais projetos como este sejam patrocinados.”

Em nome do Poder Público Municipal, o Vice Prefeito Rubem Pastore parabenizou os formandos e familiares, e ressaltou a importância de agradecer as parcerias que deram vida ao projeto. “É fundamental manter parcerias que proporcionam uma melhor qualidade de vida aos munícipes.” O Vice Prefeito também cita que o número de idosos no país vem crescendo significativamente, e com isso também aumentam o número de pessoas que necessitam de auxílio diário. ”O idoso precisa de carinho e atenção. Espero que todos os formandos de hoje possam com este mesmo sorriso cuidar destas pessoas que tão necessitam. Precisamos ter consciência em respeitar e valorizar esta parcela da população, pois somos os idosos de amanhã”.

O objetivo principal do Curso de Cuidador de Idoso foi trabalhar a sensibilização, transmitindo habilidades e valores focados na solidariedade humana e cidadania, possibilitando ao cuidador ofertar mais qualidade de vida as pessoas, em seus últimos anos de vida.

Informações e fotos Caroline Cesca, Prefeitura de Veranópolis.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.