Segunda fase da Operação Patrulha prende duas pessoas e fecha quatro mercados na região metropolitana de Porto Alegre

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Bagé, desencadeou a segunda fase da Operação Patrulha. Durante as ações, realizadas na região metropolitana de Porto Alegre, duas pessoas foram presas em flagrante, quatro mercados foram fechados e aproximadamente 300 quilos de carne sem procedência ou imprópria para o consumo humano foram apreendidos.

As investigações da operação denominada Patrulha iniciaram no mês de maio de 2018. A primeira fase da operação foi desencadeada no mês de novembro. Na ocasião, foram cumpridas mais de 100 ordens judiciais, entre elas 24 prisões preventivas e diversos mandados de busca e apreensão. Também foram presas quatro pessoas em flagrante e apreendidos nove veículos utilizados pelos investigados, maquinário de açougues e mercados e aproximadamente uma tonelada de carne sem procedência e imprópria para o consumo humano em estabelecimentos comerciais dos receptadores do gado furtado.

Segundo o delegado André Mendes, foi a primeira vez que mercados tiveram suas atividades suspensas judicialmente por conta de envolvimento no abigeato. “A representação foi realizada após constatação que a carne dos animais furtados estava sendo disponibilizada a venda, fato constatado na primeira fase da operação, onde grande quantidade de carne sem procedência foi apreendida”, explicou o delegado.

De acordo com o delegado Cristiano Ritta, o grupo criminoso investigado foi responsável pelo furto de mais de um milhão de reais em gado bovino e maquinário agrícola apenas no ano de 2018, tendo realizado ataques, conforme apurado pela Especializada, nos municípios de Sapucaia do Sul, Canoas, Esteio, Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Montenegro, Maquiné, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Tapes, Camaquã, Sentinela do Sul, Glorinha, Picada Café, Arroio dos Ratos, Encruzilhada do Sul e Campo Bom, ente outros locais. “Já são mais de vinte inquéritos policiais instaurados e com autoria identificada”, afirmou Ritta.

A operação leva o nome de Patrulha por ter sido no município de Santo Antônio da Patrulha o abigeato que deu origem a investigação que resultou na descoberta da organização criminosa.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.