Saiba como ajudar as vítimas dos temporais no interior do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul registra desde o dia 9 de janeiro um grande volume de chuvas e ventos fortes em mais de 20 municípios, especialmente na Fronteira Oeste. Os temporais provocaram a retirada de milhares de pessoas de casa, além de terem causado estragos em plantações e afetado diversos serviços básicos, como o abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica.

O governo do Estado, através da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, junto com as prefeituras dos municípios atingidos, está mobilizado para arrecadar doações e ajudar quem está sem moradia temporariamente.

Os desabrigados e desalojados do interior do RS precisam principalmente de água mineral, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, fraldas descartáveis (infantil e geriátrica), roupas e calçados em boas condições, colchões e cobertores (lençol, travesseiro, etc).

Veja como ajudar as vítimas dos temporais:

1. Central de Doações da Defesa Civil do RS

Quem mora em Porto Alegre ou na Região Metropolitana pode entregar as doações na Central de Doações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na capital. O espaço aceita alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal e agasalhos, mas não recebe material de construção. Basta se dirigir ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, nº 1.501, em Porto Alegre), que está funcionando de segunda-feira a domingo, das 8h às 18h. Em caso de dúvidas, ligue para (51) 3288-6781 ou 3212-2675.

2. Prefeituras dos municípios atingidos

São pelo menos 22 municípios atingidos pelos temporais. Alegrete, Dom Pedrito, Jaguari, Quaraí, Rosário do Sul e Uruguaiana são os mais prejudicados. Basta ir até a sede da prefeitura local e entregar sua contribuição. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelos telefones das prefeituras.

3. Corpo de Bombeiros

Os quartéis do Corpo de Bombeiros estão recebendo mantimentos para encaminhar aos desabrigados. Basta se dirigir à sede mais próxima e informar que a doação é para a situação de emergência da Fronteira Oeste. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito diretamente nos telefones dos quartéis.

O boletim hidrometeorológico divulgado nesta quinta-feira (17) pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura destaca que áreas de instabilidade alimentadas pela umidade espalham nebulosidade e chuva em todo o Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados ficam concentrados especialmente no norte, onde podem vir acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo. O calorão diminui um pouco.

Semana será de chuvas fortes e temporais em todo o estado

Nesta sexta-feira (18), a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica aumenta a instabilidade sobre o estado. Ao longo do dia, a expectativa é de tempo instável e chuva mais expressiva na metade sul do estado, área que inclui a fronteira com o Uruguai. No Litoral, há chance de temporais isolados com trovoadas e rajadas de vento. O fim de semana começa com chuva generalizada, mas com a  instabilidade perdendo força ao longo do dia. O sistema de baixa pressão atmosférica na costa traz mais chuva, ainda com risco de temporais no Litoral. As temperaturas vão ficar amenas com a entrada de um ar mais frio.
Análise Climática
O Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) mantém a projeção de aquecimento no Oceano Pacífico neste verão com indicação de El Niño fraco também durante o outono de 2019. A condição, para este verão é de que o El Niño seja modesto, semelhante ao ocorrido no verão de 2015. Porém, as chuvas que vêm sendo registradas são atribuídas a fatores como a época do ano, ondas atmosféricas tropicais e até mesmo bloqueios e não ao aquecimento do Pacífico (El Niño).
Para o mês de fevereiro a expectativa é de chuvas acima do esperado na maior parte do Rio Grande do Sul. Já em áreas do centro, leste e norte, a chuva ocorre, mas os volumes podem ficar ligeiramente abaixo do esperado. Com relação às temperaturas, apesar da chuva, as máximas devem ficar também ligeiramente entre a média ou pouco acima do padrão.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.