Rompimento de barragem causa danos na grande Belo Horizonte

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atende a um rompimento na barragem Mina Feijão, no município de Brumadinho, na grande Belo Horizonte. O acidente ocorreu no início da tarde e, devido a ele, muita lama invadiu bairros da cidade. De acordo com a Defesa Civil, que estava a caminho do local por volta das 14h, ainda não há informações sobre vítimas fatais ou número de feridos. O Corpo de Bombeiros utiliza dois helocópteros para retirar pessoas da lama.

A Vale manifestou-se por meio de nota oficial: “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informa a nota. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.”

O governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações, segundo a Defesa Civil, que sobrevoa o local.

Nas redes sociais, já há diversos vídeos sobre o incidente e suas primeiras consequências – como carros, caminhões, tratores e até mesmo um trem virado pela força da lama vinda da barragem. Conforme a reportagem da Record TV Minas Gerais, são diversos pontos da cidade atingidos. A emissora também flagrou o resgate de vítimas que estavam quase totalmente cobertas pela lama.

Inhotim evacuado

O parque de Inhotim teve que ser evacuado às pressas em meio aos temores de que a lama proveniente da ruptura da barragem atingisse o local. O jardim e museu de arte contemporânea a céu aberto são as maiores atrações turísticas da região, reunindo obras de arte dos mais importantes artistas contemporâneos.

O local não havia sido ainda atingido, mas não se sabe se a lama pode alcançar o parque. São 600 funcionários e cerca de mil visitantes por dia. Mas não se sabe quantas pessoas estavam no parque no horário do fechamento.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.