Polícia Civil deflagra operação para combater organização criminosa de receptação e desmanches de veículos em Bagé

A Delegacia Especializada na Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO de Bagé deflagrou a Operação LOS HERMANOS, para combater uma importante Organização Criminosa que atuava na receptação e desmanches de veículos, localizada na cidade de Aceguá, fronteira com o Uruguai.

A investigação começou em setembro de 2017. Logo no início a Polícia Rodoviária Federal abordou um caminhão guincho que transportava 4 veículos oriundos de Porto Alegre, com destino a Aceguá. A abordagem ocorreu na BR 153, em Bagé. Dentre os veículos transportados havia um Fiat/Palio roubado, com placas clonadas. Também havia outros 3 veículos com restrições administrativas – busca e apreensão e licenciamento vencido.

Em uma segunda ação, em janeiro de 2018, outro caminhão guincho foi abordado no mesmo trecho da BR153 em Bagé. Nessa nova remessa de carros interceptada outro veículo com placas clonadas foi recuperado, além de dois carros com restrições administrativas.

Com o monitoramento do grupo criminoso foi possível identificar dezenas de veículos transportados para Aceguá. A partir dessas informações a organização criminosa foi mapeada, identificando-se como eles faziam a receptação dos veículos ilegais e o recebimento dos veículos com restrições administrativas. Outra parte do grupo era responsável por desmanchar as peças dos veículos e vender no comércio informal. Dois membros atuavam no transporte, através do serviço de guincho, desde a região metropolitana até a fronteira. O grupo também fazia a venda dos carros através de perfis e comunidades no Facebook, com foco especialmente no país vizinho – Uruguai.

O Delegado Cristiano Ritta, que coordenou a Operação, salientou que essa é uma das principais organizações criminosas que atuam nesse tipo de delito no Estado, movimentando um comércio milionário e que causa grandes prejuízos à economia gaúcha. A Delegacia estima que mais de 500 carros foram negociados pela organização criminosa nesse período da investigação.

Na manhã de hoje foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências e desmanches clandestinos. Foram apreendidos dezenas de veículos, vários deles desmanchados, e milhares de peças como bancos, centrais elétricas, portas, capôs, painéis etc. Em um dos locais a polícia encontrou uma grande quantidade de munições oriundas do Uruguai, além de dinheiro (reais e pesos uruguaios). Durante as buscas cinco pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de organização criminosa, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Fotos: Divulgação/PC.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.