Placas padrão Mercosul vão continuar sendo utilizadas no RS

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou a adiar a implantação das placas padrão Mercosul.  Conforme decisão anunciada na sexta-feira (28), a adoção destas placas, que passaria a valer para todos Estados até o final de dezembro, será obrigatória apenas em junho de 2019. O Rio Grande do Sul já adotou o novo modelo e não voltará atrás, conforme o  Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS).

Conforme o Detran-RS, como o padrão Mercosul já está em uso no Estado, não haverá reversão para os modelos de placas anteriores. O Departamento alerta, inclusive, que as placas no formato antigo nem são mais fabricadas pela rede credenciada no Rio Grande do Sul. Ou seja: quem precisar emplacar o carro no Estado continuará tendo de adotar o padrão Mercosul.

A orientação anterior do Contran, de 30 de novembro, era que todos Estados e o Distrito Federal passassem a adotar a placa Mercosul ao longo de dezembro, com datas limite para cada caso. No Rio Grande do Sul, o prazo era dia 17 de dezembro, e foi cumprido. O mesmo ocorreu com outros Estados como Bahia e Rio de Janeiro.  O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai e deveria ter entrado em vigor do Brasil em janeiro de 2016. Foi adiado para 2017 e depois, por tempo indeterminado até haver a decisão do último dia 30.

O procedimento de emplacamento

1 – Proprietário procura um CRVA para o serviço que deseja.

2 – Se envolver mudança de placa, será fornecida autorização para confecção.

3 – Com o documento, o dono do veículo deve procurar uma das empresas estampadoras credenciadas e solicitar a placa. A listagem de empresas está disponível no site www.detran.rs.gov.br.

4 – Com a placa em mãos, volta ao CRVA para fazer a colocação no veículo.

5 – O valor aproximado das placas padrão Mercosul são de R$ 190 a R$ 250.

Observações

O preço da placa é regulado pelo mercado. Há profissionais que fazem este serviço, inclusive contratados por concessionárias. O tempo de entrega do produto depende da empresa estampadora.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.