“Governo fará o que estiver ao alcance para manter a GM”, diz Leite em SP

O governador Eduardo Leite esteve reunido com executivos da General Motors do Brasil na manhã desta quarta-feira (30), no Centro Tecnológico da empresa em São Caetano do Sul (SP). O presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, o vice-residente da GM Brasil, Marcos Munhoz, o diretor de Relações Governamentais, Adriano de Barros, e a gerente de Relações Governamentais, Daniela Kraemer, expuseram a situação da empresa. Conforme eles, a montadora vem enfrentando dificuldades financeiras nos últimos cinco anos.

Diante desse cenário, a multinacional repensa a atuação global, o que inclui o Brasil. No Rio Grande do Sul, a empresa monta veículos em Gravataí, unidade inaugurada em 2000. Para viabilizar a manutenção em solo brasileiro, a GM projeta ampliar a fabricação em São Paulo, o que depende de negociação com o governo paulista, além de acerto com sindicatos trabalhistas, inclusive gaúchos, para conseguir reduzir o custo operacional.

Essas duas questões, ressaltou Leite, não dependem diretamente do Rio Grande do Sul, mas podem afetar o estado caso as duas negociações não tenham desfecho positivo, pois poderia inviabilizar as operações da GM no país. Se os investimentos não forem viabilizados em São Paulo, a empresa ficaria com apenas dois produtos no país – os dois carros fabricados em Gravataí.

“Não chegamos ao ponto de fazer qualquer oferta para a empresa, porque não dependem de nós essas negociações, mas vamos juntar toda a equipe de governo para fazer o que estiver ao nosso alcance e manter a GM no Brasil e no estado”, afirmou o governador, acrescentando que nova reunião com a diretoria da empresa foi agendada para os próximos 15 dias e que será no Rio Grande do Sul.

“Estou muito confiante de que todas essas condições serão atendidas, chegando a um denominador que fique bom para todas as partes. O governo fará tudo que for possível, porque é uma operação que interessa à economia do RS”, concluiu Leite.

Também participaram do encontro o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dirceu Franciscon, e o prefeito de Gravataí, Marco Alba. Da fábrica no município saem o Prisma e o Onix, o carro mais vendido do Brasil.

A unidade gaúcha integra as operações da GM Mercosul, que tem outras duas no Brasil – em São Caetano do Sul e São José dos Campos, ambas em São Paulo. O braço regional da empresa ainda opera uma unidade em Rosário, na Argentina.

A GM tem em andamento projeto que prevê investimento de R$ 13 bilhões no país até 2020, dos quais R$ 1,4 bilhão na fábrica no Rio Grande do Sul, para a montagem de novos modelos de veículos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.