36 focos do mosquito da dengue são registrados em Guaporé

A secretaria da Saúde, Vigilância Ambiental, lança um alerta vermelho para Guaporé, com relação ao mosquito transmissor da dengue. 36 focos do Aedes Aegypti já foram identificados em diferentes pontos da cidade, aumentando muito o risco de registro da doença em Guaporé. “Por enquanto temos apenas o mosquito, mas se não agirmos com eficácia, poderemos ter casos de dengue”, afirma Edson Telles.

Os agentes de endemias atuam em campo, orientando a comunidade, vistoriando, agindo diretamente nos bairros e no centro. Mas ainda há muitos registros de lixo depositado em terrenos baldios e locais incorretos, acumulando água e acolhendo o mosquito. Qualquer recipiente que acumule água é local para que o Aedes se reproduza.

“Somos uma equipe pequena, se a comunidade não nos auxiliar, não conseguiremos vencer essa batalha. Contamos com todos os guaporenses, para que façam sua parte em suas casas e que possam ir além, recolhendo aquela lata, tampinha, recipiente na rua, na calçada, até em terrenos vizinhos quando possível. Somente assim vamos conseguir”, explica.

➡️Caso confirmado em Panambi

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou dia 24 de janeiro um caso de dengue no município de Panambi. É o primeiro caso autóctone confirmado em 2019, que é quando a doença é contraída dentro do Estado. O Rio Grande do Sul não havia tido nenhum caso autóctone ao longo de todo o ano de 2018.

Além desse, outros três casos de dengue também foram confirmados em residentes dos municípios de São Luiz Gonzaga e Sete de Setembro (com dois casos). Esses se referem a residentes do Estado mas que contraíram a doença em viagens a outras regiões do país.

➡️Medidas de prevenção contra o mosquito

A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada do Aedes aegypti. O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomenda-se:

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;
– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
– Guardar pneus sob abrigos;
– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
– Manter lixeiras fechadas;
– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

➡️Os principais sintomas da dengue

– Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;
– Dores musculares intensas;
– Dor ao movimentar os olhos;
– Mal-estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo;

Dúvidas e informações procure a secretaria da Saúde de Guaporé, Vigilância Ambiental.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.