Studio TV | Veranópolis implanta novo sistema de ensino

A secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude de Veranópolis, Izabel Cristina Durli Menin, anuncia a grande aposta da sua gestão para os próximos anos: o investimento na qualidade e equidade nas 10 escolas do município que atuam com Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1o ao 5o ano). São quase 2 mil alunos que passam a contar com o sistema de ensino Aprende Brasil a partir do ano letivo de 2019.

Confira a reportagem de Nato Sangali sobre o evento para a Studio TV:

Parte do Grupo Positivo, o Aprende Brasil é um sistema de ensino específico, dinâmico e moderno. Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública – que contempla material didático, assessoria pedagógica aos professores, coordenação pedagógica regional, e um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos.

A rede municipal também passa a contar com dois métodos auxiliares de avaliação: o hábile (Sistema de Avaliação) e o simeB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil), que contribuem tanto para a avaliação da gestão educacional, como para a avaliação do desempenho particularizado das turmas. Atualmente, o Aprende Brasil está presente em mais de 2 mil escolas públicas, em cerca de 220 municípios brasileiros.

De acordo com a secretária, a escolha pelo sistema de ensino passou por uma série de processos, entre eles a comparação com o que já é utilizado em municípios de referência. “Percebi um salto na qualidade da Educação em Carlos Barbosa e São Francisco de Paula e descobri que essas duas cidades utilizam o Aprende Brasil”, conta Izabel. Segundo ela, além de colocar o estudante como protagonista do seu aprendizado, o novo sistema vai proporcionar uma melhor adaptação às novas regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promover uma equidade entre as escolas, com treinamento dos gestores, padronização de materiais e valorização dos professores. “Em 2019, o sistema será aplicado nos anos iniciais para fortalecer a Educação Básica e, em seguida, ampliado para os anos finais do Ensino Fundamental”, adianta a secretária.

Para o prefeito Waldemar De Carli, a mudança deve melhorar ainda mais os resultados da cidade na Educação de suas crianças e jovens. E isso poderá ser medido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Desde que começou a ser calculado pelo MEC, o Ideb de Veranópolis sempre esteve acima da média nacional. No último índice divulgado (2017), os anos iniciais do Ensino Fundamental registraram Ideb de 6,4 – já ultrapassando a meta de 2019, que é de 6,3, enquanto a média alcançada em todo o Brasil foi de 5,8”, comemora De Carli.

Sobre o Aprende Brasil

É um sistema de ensino completo, dinâmico e moderno.  Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública – que contempla material didático, o Aprende Brasil On, assessoria pedagógica aos professores e uma coordenação pedagógica regional – que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região, oferece atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orienta e participa de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, além da comunidade escolar. O material vem com capa personalizada para cada município e os livros são integrados, apresentando conteúdos e atividades de todas as áreas do conhecimento. O Aprende Brasil On está disponível para alunos e professores com um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos. Já a assessoria pedagógica atende aos docentes por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando de estratégias como webconferências, web atendimentos e e-mails.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.