Porto Alegre já testa o Drogômetro

Pesquisa realizada pelo Hospital de Clínicas fez o teste com diferentes equipamentos de Drogômetros, para depois de aprovado ser usado em fiscalização de trânsito.

No teste realizado o índice de usuários de cocaína foi de 8,5% entre os que realizaram o procedimento.

Esse tipo de aparelho, usado há alguns anos em países como EUA e França, é capaz de detectar o uso de drogas como maconha e cocaína a partir de amostras de saliva. No Brasil, foi usado pela primeira vez, experimentalmente, no carnaval em São Paulo. Quando ele dá um resultado positivo, um médico realiza um teste clínico — baseado na observação — para confirmar se o motorista está mesmo “sob efeito”.

O Código de Trânsito diz que é proibido dirigir sob o efeito de “álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”. Faz sentido: “Qualquer substância psicoativa pode aumentar o risco de acidentes”, diz a toxicologista da USP Vila Leyton, autora de vários estudos sobre drogas e trânsito.

Mas o uso do drogômetro e o modo de usá-lo não são consenso entre os peritos brasileiros. “Questiono a questão ética da aplicação destes testes no local da abordagem. Defendo algo mais discreto”, diz Renata Limberger, toxicologista da UFRGS. “As amostras deveriam ser coletadas e encaminhadas para o laboratório para, então, proceder as análises toxicológicas”.

Além de garantir a privacidade dos resultados, isso traria um benefício técnico, já que os kits importados não são adaptados à realidade do país. Eles detectam, por exemplo, o uso de heroína — droga rara por aqui. Mas não identificam derivados de anfetamina como anfepramona e sibutramina, muito comuns entre caminhoneiros brasileiros, nem antidepressivos e sedativos — outras drogas psicoativas muito usadas no Brasil, que causam dependência e afetam a capacidade de dirigir.

Com informações do Portal Porto Alegre 24h.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.