You dont have javascript enabled! Please download Google Chrome!

Tecnologia

CNH com chip e QR Code é adiada para o fim de 2022

Era para começarmos 2019 com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) equipada com chip e formato de cartão plástico. Não vamos mais: a exemplo de vários outros projetos conduzidos pelo governo brasileiro, o novo modelo de CNH teve seu prazo de implementação adiado. Agora, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fala em disponibilizar a novidade até 31 de dezembro de 2022.

A CNH com chip foi anunciada em dezembro de 2017. A proposta do novo modelo é combater fraudes e trazer algumas comodidades para o motorista, como possibilidade de pagar pedágio ou transporte público usando o documento e validação biométrica em diversas instituições — as impressões digitais ficarão armazenadas no chip.

O processo de mudança da atual CNH em papel para a versão em cartão deveria ter começado no início de 2018 nos Detrans de cada estado e no Distrito Federal. A ideia era fazer uma migração gradativa: a versão em cartão seria disponibilizada apenas na renovação e nas emissões da primeira ou segunda via do documento.

Os motivos para o adiamento não ficaram totalmente claros. O Ministério das Cidades informou apenas que o Contran precisa de um prazo maior para aquedar as versões digitais da CNH e do CRLV ao novo documento.

Pelo menos a proposta original não mudou: a nova CNH deverá trazer foto e dados do condutor na parte frontal do cartão, um QR Code na traseira similar ao que existe nas CNHs atuais e, claro, armazenar dados relevantes do motorista no chip.

– Quer receber as notícias da Studio no seu WhatsApp? Então clique aqui e faça parte de nosso grupo.

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. Ultramen | SOAL

    6 julho | 23:30

WhatsApp

error: Este conteúdo é protegido