Baleia é encontrada morta na Praia da Cal, em Torres

Uma baleia, da espécie Baleia-de-Bryde, foi encontrada morta no início da tarde deste sábado, na Praia da Cal, em Torres, no Litoral Norte Gaúcho. De acordo com o biólogo Paulo Ott, do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), ela era uma fêmea adulta e media pouco mais de dez metros de comprimento.

Apesar das condições do mar desfavoráveis, o corpo do mamífero já foi retirado e enterrado pela prefeitura. Antes disso, amostras foram coletadas. “Talvez não seja possível determinar a causa da morte, mas cientificamente são amostras importantes”, explicou Paulo, que salientou que não havia sinais de colisões tampouco redes presas ao corpo do animal.

De acordo com ele, a espécie Baleia-de-Bryde é residente do Brasil – diferentemente das baleias Franca e Jubarte – e costuma ser mais avistada entre os meses de dezembro e fevereiro. Contudo, a espécie, apesar de não ser considerada rara, é de pouco conhecimento por parte da comunidade científica. “Seu comprimento máximo é de cerca de 15 metros. Pelo tamanho, então, acreditamos que fosse um indivíduo adulto.”

O biólogo acredita que a baleia morreu em alto mar e a força das ondas acabou levando o corpo à areia. Ela foi encontrada na praia depois do meio-dia deste sábado.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.