Tremor de terra em Caxias foi sismo natural de magnitude 2.0, aponta Centro de Sismologia da USP

O tremor de terra, ocorrido na noite da segunda-feira e sentido em diversos bairros de Caxias do Sul, foi classificado como um sismo de características naturais, de magnitude 2.0 na escala Richter, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O fenômeno foi sentido às 21h07min no horário de Brasília, as informações foram levantadas pelo Jornal Correio do Povo.

De acordo com o técnico em sismologia do Centro de Sismologia da USP, José Roberto Barbosa, esse episódio é caracterizado pelo movimento das placas tectônicas. “Como vocês sabem, esses sismos pequenos acontecem todas as semanas em nosso país e dificilmente vão causar algum dano que possa afetar a população”, afirmou Barbosa.

Na noite de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros recebeu inúmeras chamadas de moradores informando sobre os tremores. Os relatos iniciaram por volta das 21h e partiram dos bairros Petrópolis, Bela Vista, Cruzeiro, Presidente Vargas, Sagrada Família, Saint Etien, Interlagos, Delazzer, parte do bairro De Lourdes, Jardim América e Centro.

O geólogo Nério Susin acredita que se tratou realmente de um pequeno sismo – fenômeno que, para ele, é comum devido à acomodação do terreno. Ele lembrou que tremores como o de segunda-feira já foram registrados em outras ocasiões em Caxias do Sul, na década de 1970, e depois nos anos de 2006, 2007 e 2008. Ele recordou ainda que um sismógrafo chegou a ser trazido à cidade para fazer medições, e nada de anormal foi detectado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.