Projeto Turismo Social leva idosos para conhecer o Berço Nacional da Maçã

No mês de outubro, veranenses com mais de 60 anos conheceram o Berço Nacional da Maçã que se prepara para inaugurar a Rota Segredos da Maçã, nas comunidades de Monte Bérico e Lajeadinho. Os encontros e visitas fazem parte da ação “Turismo Social para o Idoso”, do projeto Veranópolis: Terra da Longevidade e Cidade Amiga do Idoso, que integra o Plano de Ação Projeto Veranópolis: Cidade para Todas as Idades.

O projeto incluiu dois momentos, uma tarde de encontro com palestra apresentando os atrativos que compõe a rota e o município de Veranópolis e uma tarde com o passeio turístico, visitando os atrativos que comporão a Rota, como a Caverna Indígena, Capela N. Sra. de Monte Bérico, Capela São João Batista, Busto de José Bin, Cemitério dos Imigrantes, Reino da Longevidade e Vinícola Simonetto. Ainda farão parte a Vinícola Antônio Bin, Vicenza Produtos Coloniais, Grutinha N. Sra. de Lourdes e Belverede do Espigão, além das histórias que compõe a região como a passagem de tropeiros, que contribuiu para o desenvolvimento de Alfredo Chaves, a travessia de balsa, a construção da Ponte Ernesto Dornelles sobre o Rio das Antas, personalidades como Paco Sanches e Mansueto Bernardi, além do pioneirismo da plantação de macieiras no Brasil realizado na comunidade de Lajeadinho por José Bin.

Foram dois grupos que participaram das palestras que aconteceram dias 16 e 17 de outubro, e dos passeios, nos dias 23 e 24 de outubro, totalizando 47 idosos que foram acompanhados por guia de turismo e equipe da Secretaria de Turismo e Cultura.

Está prevista mais uma edição do Turismo Social para este ano e novas edições para 2019, em breve, serão abertas mais vagas.

É importante que os veranenses conheçam a sua cidade e a sua história para com orgulho poder divulgar o município as outras pessoas.

Fotos e informações SETUR.

Sair da versão mobile