Competição de Foguetes chega à terceira edição e se consolida como evento regional

Preparar, pressurizar, lançar! A sequência aí foi repetida 134 vezes, durante a 3º edição da Competição Regional de Foguetes, realizada no sábado, dia 10 de novembro, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O evento contou com a participação de 37 equipes e cerca de 150 pessoas – cada equipe era composta de três estudantes e um professor(a) orientador.

Com 181,5 metros de distância alcançada, o minifoguete projetado pela Saturno V, da Escola Estadual de Ensino Médio Maranhão, de São Marcos, deu à equipe o título de campeã do evento. Ela superou com folga a marca de 154 metros obtida pelo protótipo da Equipe CorSair. Fechando o pódio, a equipe LanZando atingiu a marca de 152,7, ambas equipes pertencem ao Colégio Santa Rosa, de Carlos Barbosa.

Para a professora Tânia Morelatto, coordenadora da Competição de Foguetes, o evento tem ampliado sua atuação e obteve expressividade regional. Ela destaca que as equipes vieram de dez cidades: Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, São Marcos e Vista Alegre do Prata.

“A cada ano a Competição alcança uma dimensão maior. Esta edição nos deu um ‘bom problema’. Inicialmente, no edital, havíamos estipulado 30 vagas e elas foram preenchidas num período muito curto de tempo. Então, a comissão organizadora decidiu ampliar o número de vagas, visto que já tínhamos uma lista de espera”, explica.

Para a próxima competição, a organização está pensando em estratégias para melhorar o desenrolar da atividade. “Não está descartada uma divisão em categorias”, adianta a coordenadora. Conforme ela, os participantes alcançaram um bom nível na construção de seus foguetes, prova disso está na pressão dimensionada pelos competidores para o lançamento dos projeteis, maior a cada ano.

A Competição de Foguetes é realizada, anualmente, em Bento Gonçalves e Caxias do Sul. No Campus Universitário da Região dos Vinhedos, ela é promovido pelo Projeto GINCARVI Júnior e tem como público-alvo estudantes do nono ano do ensino fundamental e do Ensino Médio. O objetivo da competição é despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa e ciência, revelando novos talentos através da ludicidade.

Escola de São Marcos vence

As estudantes do nono ano da Escola Estadual de Ensino Médio Maranhão, Sarah Coelho Rizzon e Vitoria Ben Soares, foram as campeãs da terceira edição da Competição de Foguetes. A equipe “Saturno V” foi orientada pelo professor de Ciência, formado em Biologia pela UCS, Marcos Grizzon. Em um ano de participação em competições, as estudantes acumulam excelentes posições – como ocorreu na etapa de Caxias do Sul. Agora, a vitória chegou justamente na edição com maior número de equipes participantes até hoje!

Para Sarah, a vitória só foi possível graças ao professor Marcos, que incentivou a participação das estudantes e as acompanhou durante o processo de desenvolvimento do foguete.

“O mais difícil, durante a preparação, foi o alinhamento. Fizemos e refizemos nosso trabalho várias vezes, o professor foi bem exigente, esperava apenas o melhor de nós. Agora, vencemos”.

Embora enfrentassem algumas dificuldades, as meninas não desistiram, tanto que o minifoguete alcançou uma distância de 181,5 metros!

“Pensei que não fosse conseguir bombar. Precisava de muita força e eu não queria desistir, mas no final deu tudo certo”, declarou Vitoria.

A participação, a colaboração e o empenho dos professores auxilia e motiva os estudantes a participarem de eventos como a Competição de Foguetes. Passar aos alunos o amor pelo conhecimento pode ser o ponto chave para a formação de estudantes capazes e dedicados. O professor responsável pela equipe vencedora, Marcos Grizzon compartilhou a experiência de trabalhar em conjunto com as meninas.

“Meu papel é ensinar, estimular a pesquisa e o conhecimento. Elas estão entendendo como se faz Ciência. Anotam, testam hipóteses. Nos reunimos às quartas-feiras na escola onde estudamos e trabalhamos em grupo”. Agora, de acordo com o professor, a meta é ir para Curitiba, no Festival de Minifoguetes.

Fotos: Claudia Velho Divulgação.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.