Assembleia em Veranópolis define horizontes da Rede Marista

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, ocorre no Recanto Marista Medianeira (Rua Irmãos Maristas, Bairro Medianeira), em Veranópolis, o 2º Capítulo Provincial, a mais importante assembleia deliberativa da Rede Marista. Nesse período, mais de 70 Irmãos, lideranças e jovens representantes dos diferentes espaços de atuação definirão os rumos da instituição pelos próximos três anos. Durante o encontro acontece, também, a escolha dos membros do Conselho Provincial e Administrativo e a indicação do Vice-Presidente.

Na segunda-feira, dia 3, uma cerimônia irá reconduzir o Ir. Inacio Nestor Etges ao cargo de Irmão Provincial, principal liderança canônica da instituição. A nomeação se deu a partir de uma consulta realizada junto aos Irmãos da Rede Marista. Todos indicaram nomes e o perfil desejado para exercer a função e encaminharam ao Conselho Geral, em Roma, que avaliou o resultado e apontou o escolhido.

Capítulo Provincial contará com a presença dos Irmãos Óscar Vicario, da Espanha, e SylvainRamandimbiarisoa, de Madagascar. Ambos fazem parte do Conselho Geral do Instituto Marista e serão assessores da Assembleia em companhia do Padre Carlos Gustavo Haas, Presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre e Capelão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Além disso, essa será a edição com o maior número de participantes que não são consagrados – os chamados Leigos, aqueles que se identificam e partilham da missão iniciada por São Marcelino Champagnat independente de terem vínculo empregatício ou não. Também conta com um número mais significativo de jovens, atendendo a um dos pedidos da assembleia anterior, realizada em 2015. Essas presenças têm muita importância durante os cinco dias de encontro e representam diferentes grupos ligados à instituição, fortalecendo a pluralidade de percepções que contribuem para a definição dos horizontes de atuação para os próximos três anos.

Sobre a Rede Marista

A Rede Marista está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica e em Brasília. Conta com mais de 43 mil estudantes, 10 mil colaboradores – Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas – e realiza, em média, cerca de 350 mil atendimentos por ano na área da saúde. É constituída por 18 colégios, 17 unidades sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), além da atuação missionária e pastoral em diversos municípios. A atuação marista em Veranópolis iniciou em 1941, quando foi fundado o Instituto Nossa Senhora Medianeira.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.