Um dos maiores traficantes de aves silvestres do RS é preso

Um esquema de tráfico de aves silvestres foi desarticulado pela Polícia Civil de Gravataí nesta terça-feira. Durante operação, cerca de 240 pássaros – incluindo espécies em risco de extinção – foram apreendidos em uma residência, no bairro Morada do Vale II. Segundo o delegado Alencar Carraro, o responsável pelo cativeiro dos animais – um homem, de 39 anos – foi preso pelos agentes. “Ele seria um dos maiores traficantes de aves silvestres”, ressaltou.

Houve ainda a apreensão de dois veículos, sendo um Volkswagen Santana e um Chevrolet Monza, além de mercadorias estrangeiras, como eletrodomésticos e bebidas, possivelmente trocadas pelos animais. A Polícia também encontrou um caderno contendo anotações das transações comerciais envolvendo os pássaros.

Conforme o delegado Alencar Carraro, a comercialização das aves ocorreria pela internet e as remessas dos animais seria por via postal. “Ele viajava muito pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de Uruguai e Paraguai”, explicou.

O titular da 1ªDP de Gravataí observou inclusive que, entre as 240 aves resgatadas, muitas ainda não tiveram as espécies identificadas por serem de outras regiões do país. “Estamos apurando”, frisou, acrescentando que a Polícia Federal e Ibama devem ser acionados.

A maioria das aves estava bem acomodada no cativeiro, mas “algumas estavam em precárias condições”. O delegado Alencar Carraro avaliou como “muito boa” a estrutura montada na propriedade do acusado. “Tinham várias salas climatizadas e com controle de luz. Ele tinha ração e medicamentos”, destacou. As investigações começaram há um mês quando cerca de 70 pássaros da fauna nativa foram apreendidos com um homem na ERS 020.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.