Secretaria de Turismo e Cultura de Veranópolis participa de curso sobre patrimônio cultural

Realizado nos dias 19 e 20 de outubro, junto a sede da Atuaserra, em Bento Gonçalves, o curso Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Local, foi ministrado pelo PhD Daniele Parbuono, e contou com a participação da Secretária de Turismo e Cultura de Veranópolis, Diana Alessio Tomiello e da turismóloga Gisele Martins, além de diversos representantes dos municípios do estado e associados da entidade.

Na sexta-feira, dia 19, entre os principais momentos, Parbuono cita que a criação de projetos de Roteiros por uma equipe multidisciplinar é fundamental para o desenvolvimento local, bem como, este acontece quando a comunidade usa um patrimônio local (prédios históricos, por exemplo) e dá um ressignificado para o uso deste. A palestrante também falou do conceito de eco museus, que diferente do museu convencional que pode ser de uma entidade ou mesmo de uma família, o eco museu é um modelo de empreendimento em que toda a economia local gira em torno deste maior empreendimento. Citou e apresentou vários cases de eco museus na China, que apesar de ser uma economia comunista, para fora, para o olhar do turismo, é uma economia capitalista.

No sábado, 20 de outubro, os participantes iniciaram a manhã com visita técnica em empreendimentos do Roteiro Caminhos de Pedra: Vinícolas Salvati e Sirena, Casa da Erva Mate, Cantina Strapazzon, Casa do Tomate e Ristorante Del Pomodoro. A Casa da Erva Mate foi construída no local onde funcionava o antigo moinho Cecconello de 1884 e é exemplo de um processo de aculturação.

Para o fechamento do evento, a ministrante Daniele Parbuono fez a revisão de alguns conceitos antropológicos e comentou sobre o trabalho coletivo, reforçou a necessidade de análises e pesquisas antropológicas, que não se faz um projeto de turismo sem ter uma base histórica e cultural por trás. Falou também que em termos de antropologia e desenvolvimento do turismo, o Roteiro Caminhos de Pedra é um belo exemplo de arranjo local de valorização do patrimônio.

Parbuono destacou a importância da ressignificação do patrimônio: valorizar o passado trazendo as memórias antigas para os dias de hoje de uma forma renovada. Para isto acontecer, é indicado revitalizar e reutilizar um patrimônio cultural já existente, aproveitar a memória deste lugar para transformar num novo empreendimento com autenticidade e verdade e diversificando o produto de acordo com a demanda existente para não termos perda de autenticidade.

O curso Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Local, foi fruto de uma parceria entre a Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Nordeste e IMED – Instituto Meridional de Passo Fundo, a capacitação contou com o patrocínio do Sicredi.

Foto: Assessoria de Imprensa da Atuaserra.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.