Operação 15×21 apreende objetos utilizados no golpe do “book fotográfico” no centro da Capital

Nesta terça-feira (30), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Porto Alegre, deflagrou a Operação 15×21, com o objetivo de combater o crime de estelionato praticado contra vítimas idosas no centro da Capital. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão no Centro Histórico de Porto Alegre. Durante as ações, foram apreendidos computadores, câmeras fotográficas, álbuns de fotografias, livros de contabilidade, materiais de estúdio, documentos, e diversos outros objetos.

Seis empresas fotográficas são suspeitas de aplicarem o golpe popularmente conhecido como “book fotográfico” ou “golpe do brinde”, onde mulheres idosas são abordadas em via pública com a oferta de brindes, sendo posteriormente conduzidas a salas comerciais. Nos locais, as vítimas são maquiadas e fotografadas e, para deixarem o local, são coagidas a pagar valores exorbitantes por serviços de fotografia que não contrataram.

Segundo a Delegada Larissa Fajardo, para enganarem as vítimas, os suspeitos utilizam um atrativo falso, brinde, e conversa amigável para atrair as vítimas aos estúdios fotográficos. “Na etapa da cobrança, a abordagem, contudo, se torna mais ríspida. Na maioria das vezes, um homem efetua a cobrança, exigindo que a vítima mostre qualquer cartão de crédito (ou débito) que tenha consigo. Nessa linha, frisa-se que os valores debitados dos cartões sempre são maiores àqueles negociados com as vítimas. Em alguns casos houve, inclusive, pagamento em espécie, além dos montantes descontados dos cartões”, explicou a delegada.

Os fatos tiveram início em maio de 2017 e persistem até os dias atuais. Até o momento, 33 vítimas foram identificadas pela Polícia Civil, as quais tiveram um prejuízo financeiro de aproximadamente R$50.000,00.

Para dificultar a identificação dos envolvidos, os estúdios fotográficos mudavam constantemente de endereço e de identidade visual, seja redecorando o espaço físico, ou ainda, mudando a forma da grafia dos nomes fantasia em seus cartões de contato.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.