Número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria passa de 800

O número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, aumentou para 809, segundo novo boletim divulgado na sexta-feira (19). No mês passado, eram 771 pacientes com a doença confirmada. Os números são contabilizados desde abril. A cidade enfrenta um surto, ainda em investigação.

Conforme o boletim, são 2.010 casos notificados na cidade. Desses, 1.860 são considerados suspeitos e 89 ainda precisam ser classificados. Outros 61 foram excluídos, por serem casos captados pela Vigilância em Saúde que não atendem à definição de suspeito.

A prefeitura de Santa Maria ajuizou uma ação civil pública com pedido de dano moral coletivo no valor de R$ 28 milhões à União Federal, por não reconhecer o surto de toxoplasmose na cidade. O município alega que identificou um grande número de casos de toxoplasmose, a ponto de ser considerado o maior surto mundial da doença.

Segundo a prefeitura, o Ministério da Saúde não enviou medicamentos necessários para a cidade e ainda não se sabe a causa do surto. Por meio de nota, o Ministério da Saúde afirma ter dado início à distribuição de medicamentos, e que o estado receberá até o final de outubro um estoque que poderá suprir as necessidades por três meses. O texto também diz que o ministério acompanha as investigações sobre a origem do surto, e lista ações realizadas em Santa Maria.

A Secretaria de Saúde da cidade orienta que a comunidade mantenha ativas as medidas de prevenção à doença. A população deve seguir ingerindo apenas água mineral ou fervida e higienizando de maneira adequada os alimentos. Ainda, é fundamental que as famílias façam, periodicamente, a limpeza de suas caixas d’água e reservatórios.

Com informações do Portal G1.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.