Granizo provoca perdas de até 100% em lavouras de frutas em Nova Pádua, na Serra

O granizo que atingiu pontos da Serra Gaúcha na madrugada desta quarta-feira (3) causou prejuízo em pelo menos 150 propriedades rurais do município de Nova Pádua, segundo estimativa inicial da prefeitura. Um levantamento dos estragos está sendo feito na manhã desta quarta (3). O granizo atingiu comunidades do interior pouco antes das 3h, as informações são do Portal GaúchaZH.

Conforme o prefeito Ronaldo Boniatti, as maiores perdas foram registradas em lavouras de pêssego. Em alguns casos, o prejuízo chegou a 100%, como na propriedade de Daniel Rossi, no distrito de Belvedere Sonda. Ele lamenta o fato de que, após um inverno com frio constante e início de primavera quente, os pessegueiros estavam carregados e havia uma perspectiva de safra cheia.

— Estava tudo perfeito, tudo muito bonito. Neste ano, iria dar safra super cheia. Seria uma safra perfeita. Infelizmente, se foi… — lamenta Rossi.

O pêssego seria colhido em novembro. Também foi de 100% a perda de peras, que seriam colhidas em fevereiro, na propriedade de oito hectares. Já a perda da uva foi de 80%. O agricultor não tem seguro para pêssego e pera porque, conforme ele, o valor é alto. Já as uvas têm seguro. A perda nesse caso foi principalmente em variedades mais precoces, como Niágara e Bordô, mas também houve danos à uva Isabel.

O município de Nova Roma do Sul também registrou perdas em lavouras de uva e também de cebola. Conforme a Emater, os maiores danos foram em propriedades das comunidades de São Luiz e Castro Alves. Em alguns casos, a perda em plantações de cebola ficou próxima dos 100%; já em relação aos parreirais, algumas propriedades perderam mais da metade da produção.

Granizo atinge área central de Cotiporã

Em Cotiporã, também houve registro de forte temporal de granizo por volta das 3h. O temporal atingiu principalmente a área urbana da cidade, com alguns danos registrados em telhados de residências, mas sem estragos significativos. Também houve danos a lavouras próximas à área urbana.

A ponte que liga Cotiporã a Bento Gonçalves, no Rio das Antas, está submersa na manhã desta quarta. O caminho alternativo entre os municípios é via Veranópolis pela BR-470.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.