A pedido do MP Eleitoral, materiais de campanha em diretórios do PT e do PCdoB são apreendidos no RS

Desde quinta-feira (27), a pedido do Ministério Público Eleitoral, estão sendo executados mandados de busca e apreensão nos diretórios da coligação “Por um Rio Grande Justo”, integrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e em comitês de campanha, em Porto Alegre. O objetivo é recolher propaganda ilícita com imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na condição de candidato à Presidência da República, pois seu registro de candidatura foi indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também foram solicitadas diligências na Agência Central dos Correios, na capital, e em agências de oito cidades do interior, para apreender todo o material de campanha nessa situação.

A medida, autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), ocorre após o MP Eleitoral receber inúmeras denúncias de propaganda ilícita vinculando candidaturas regionais ao ex-presidente ainda na condição de candidato (a Procuradoria Regional Eleitoral no RS instaurou procedimento interno para apurar o fato em 22 de setembro e ajuizou representação na última quinta-feira, 27).

O próprio TSE, em decisão monocrática do ministro Roberto Barroso, em 10 de setembro, determinou que a coligação nacional “O Povo Feliz de Novo” se abstivesse, em qualquer meio ou peça de propaganda eleitoral, de apresentar Lula como candidato. “Tem-se que a campanha regional fiscalizada pelo TRE/RS acaba violada mediante a utilização da imagem explícita do ex-presidente como candidato, buscando o efeito ‘fazer uma dobradinha’ ao votar nele e nos respectivos candidatos a governador, deputados ou senador”, defendeu a Procuradoria Regional Eleitoral do RS na representação que requisitou os mandados de busca e apreensão.

Além de Porto Alegre, foram autorizadas diligências em agências dos Correios em Canoas, Santa Maria, São Lourenço do Sul, Pelotas, Gravataí, Alegrete, Palmeira das Missões e Jaguarão. Os candidatos que tiveram materiais recolhidos em seus comitês e os diretórios já foram notificados. As propagandas serão analisadas pelo MP Eleitoral e, constatadas as irregularidades, permanecerão apreendidas.

O TRE/RS também expediu ofício-circular a todos os juízos eleitorais do Estado, informando-os da decisão e pedindo atenção à eventual distribuição de material de propaganda no qual Lula apareça como candidato a presidente, para, se for o caso, determinarem novas apreensões. O sigilo do processo foi retirado no final de semana.

Com informações e foto do Ministério Público Federal na 4ª Região.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.