Polícia Civil prende em flagrante integrante de organização criminosa especializada em furto de veículo e extorsão em Caxias

A Polícia Civil, por meio da DEFREC de Caxias do Sul, sob a coordenação do Delegado Adriano Linhares, prendeu em flagrante por receptação de veículo, adulteração de sinal de identificação veicular e extorsão, na tarde de terça-feira, 25.09.2018, F. M. P., 28 anos, integrante de organização criminosa especializada em furto de veículo e extorsão.

Os policiais vêm, há alguns meses, investigando uma organização criminosa que pratica furto de veículo e extorsão em diversas cidades da Serra, especialmente em Caxias do Sul.

Por meio de diligências, constataram que os investigados utilizavam um veículo Fiat Uno Way branco como carro de apoio quando dos furtos.

Na tarde da terça-feira, os agentes avistaram o veículo trafegando pelo bairro Serrano, realizaram acompanhamento e efetuaram a abordagem.

Quando da abordagem, os policiais constataram que o veículo estava sendo conduzido por um indivíduo que, até então, há semanas diligenciavam a fim de identificá-lo: o mecânico integrante da organização, o qual tinha como função, além de proceder ao desmanche dos veículos, escondê-los tão logo eram furtados.

F. M. P. foi abordado conduzindo o veículo Uno Way nas imediações de sua residência.

Realizadas buscas, os policiais localizaram em sua garagem uma caminhonete Ford Ranger, que estava em ocorrência de furto desde o dia 23.09.2018. Quando da localização do veículo pelos policiais, o proprietário foi imediatamente contatado e informou que estava sendo extorquido por meio de ligações telefônicas, oporunidade em que os criminosos exigiam-lhe R$ 9 mil reais pela devolução da Ranger, do contrário, diziam que iriam desmanchá-la. O veículo não era segurado e a vítima o havia comprado por meio de financiamento há poucos dias.

Nos fundos da residência, os policiais também localizaram um veículo Gol que estava com placas afixadas correspondentes a um Voyage. Assim, realizaram uma vistoria preliminar no automóvel, sendo que constataram que o veículo estava completamente adulterado: além de estar com placas trocadas, o chassi correspondia a um veículo Gol sem ocorrência e o motor correspondia a um Gol que estava em ocorrência de furto desde o dia 19.09.2018. As placas do Gol furtado estavam escondidas na residência de F. M. P. e foram apreendidas.

Além dos veículos apreendidos, os policiais localizaram na residência diversos documentos de veículos. Acredita-se que, em razão da prisão realizada no dia de hoje, ao menos 15 inquéritos policiais relativos a furto de veículos e extorsão ocorridos em Caxias do Sul e região serão esclarecidos, já que há indícios suficientes da autoria por parte da referida *organização criminosa*.

O titular da DEFREC *alerta a comunidade quanto à importância de não ceder à extorsão*. Vários são os casos em que as vítimas sofrem duplamente: perdem o bem quando do furto e, na sequência, perdem o dinheiro que lhes é exigido, já que o veículo já se encontra desmanchado e, na verdade, não será devolvido pelos criminosos.

Em relação à Ranger recuperada, esta será devidamente restituída ao seu proprietário.

As investigações seguem em relação aos demais envolvidos, cuja ficha de antecedentes policiais é bastante extensa.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao Sistema Penitenciário e colocado à disposição da Justiça.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.