Famílias da Serra Gaúcha são destaque em livro digital sobre produção de leite

O e-book “Produção de Leite no Rio Grande do Sul, 105 Histórias Inspiradoras da Agricultura Familiar”, lançado recentemente pela Emater/RS-Ascar, traz exemplos de famílias de todo o Estado na produção de leite. Constam no livro digital relatos de famílias de oito municípios da região da Serra: Fagundes Varela, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Protásio Alves, Cotiporã, Vista Alegre do Prata, Carlos Barbosa e Guaporé, totalizando 11 experiências. Fagundes Varela, junto com o município de Cristal, é o que mais conta com experiências relatadas no livro. São quatro famílias fagundenses que têm suas histórias contadas no material: as famílias Binda, Taglian, Zandoná e Dalla Líbera.

A família Dalla Líbera também ilustra a capa do e-book e foi uma das selecionadas para apresentar suas experiências no evento de lançamento do livro digital, na Expointer deste ano. Acompanhados pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar em Fagundes Varela, Leandro Ebert, eles contaram como a família mudou, desde 2016, a forma de produzir leite com recuperação de pastagem, melhoria da fertilidade do solo, controle biológico de pragas e pastoreio rotativo. “Estas melhorias fizeram a gente continuar no leite e não virarmos mais um número das estatísticas de produtores que desistem da atividade”, relataram emocionados.

De acordo com Ebert, as quatro famílias que contam suas histórias no e-book fazem parte do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar, executado pela Instituição em todo o Estado, e do GT Leite de Fagundes Varela. Essas famílias fazem um trabalho diferenciado de produção de leite à base de pasto, que visa à intervenção direta nas propriedades na busca por resultados efetivos. Para isso, segundo ele, além de visitas e encontros periódicos, os produtores utilizam o smartphone para se comunicar por mensagens instantâneas e também para enviar dados online, visando ao controle de indicadores mensais da atividade, com auxílio da Extensão Rural e Social.

O vice-prefeito de Fagundes Varela, Dirceu Binda, acompanhou a apresentação da experiência da família Dalla Líbera. De acordo com ele, os destaques ao município demonstram a força da agricultura familiar em Fagundes Varela.

Conforme o organizador do livro digital, o zootecnista da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries, com os relatos reunidos neste material pretende-se homenagear dezenas de milhares de agricultores familiares que, através de seu esforço, posicionaram o Estado do RS no segundo lugar na aquisição de leite pelas indústrias de laticínios do país.

Ries comenta ainda que o e-book é uma forma de reconhecimento ao comprometimento e à dedicação dos extensionistas que trabalham junto a essas famílias, seja por meio da Assistência Técnica, levando conhecimento através da participação dos produtores em eventos ou proporcionando acesso a políticas públicas.

O livro “Produção de leite no Rio Grande do Sul, 105 histórias inspiradoras da agricultura familiar” pode ser acessado gratuitamente no link: http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Producao_leite_RS.pdf

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

Jornalista Rejane Paludo

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.