Notícias

Prefeitura de Veranópolis realiza palestra para qualificação de turismo de aventura

A Secretaria de Turismo e Cultura de Veranópolis realizará Palestra de Sensibilização em Sistema de Gestão de Segurança para Turismo de Aventura, que acontece no dia 07 de agosto, terça-feira, das 19 às 21 horas, na sede da secretaria, junto a Casa Saretta.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis para empreendedores do setor e interessados em geral. As vagas são limitadas e devem ser feitas no Centro de Atenção ao Turista da Casa Saretta, de segunda a sexta-feira das 8h30min às 17h, ou pelo telefone (54) 3441-5953 ou ainda pelo e-mail: [email protected]

A palestra será ministrada por Luis Marcelo Rodrigues, Auditor Especialista da ABNT em Sistema de Gestão de Segurança.

Esta capacitação visa repassar conhecimentos sobre a implementação da norma para organizações que oferecem produtos de Turismo de Aventura como caminhada, rapel, tirolesa, cicloturismo, mergulho, cavalgada, escalada, bungue jump, canoagem, entre outras. Esse treinamento permitirá que as empresas possam avaliar os riscos e perigos das atividades, realizar tratamentos para os riscos e fornecer serviços com segurança para a equipe envolvida na operação e para os clientes participantes.

O Sistema de Gestão de Segurança é obrigatório para agências e organizações que comercializam produtos de Turismo de Aventura e Ecoturismo, conforme Decreto – 7381/2010 que regulamenta a Lei Geral do Turismo no art.34 e pelo Código do Consumidor Lei 8078 no art.39 que cita no inciso VIII – colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

Mini currículo do ministrante Luis Marcelo Rodrigues

– Atuante desde 1995 no Mercado de Esportes, Ecoturismo e Turismo de Aventura;

– Gestor e Coordenador Técnico de Eventos Esportivos de Aventura – 1995 – 2014 (Associação Caxiense de Montanhismo, Federação Gaúcha de Montanhismo, Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, SESI, SESC, SENAI, Marcopolo, Grupo Randon, entre outras entidades);

– Consultor e Instrutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, com ênfase em planejamento e execução de estruturas para Turismo de Aventura – 2008-2018;

– Gestor de Agência de Turismo de Aventura – 2004 – 2014, com foco corporativo: empresas Marcopolo e Grupo Randon.

– Membro ativo da Comissão de Estudos do CB54 – Comitê Brasileiro de Turismo desde 2004, grupo que elaborou as Normas de Turismo de Aventura;

– Auditor/Instrutor especialista credenciado na ABNT em Sistemas de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura – NBR ISO 21.101 / Sistemas de Gestão de Sustentabilidade em Meios de Hospedagem – ABNT NBR 15.401 / Sistemas de Gestão de Qualidade – ABNT NBR ISO 9001 – 2010;

– Coordenador do processo inédito de elaboração da Norma Técnica para Instrutores Profissionais de Escalada e Montanhismo, regulamentação de caráter esportivo como Diretor Técnico da CBME – Confederação Brasileira de Escalada e Montanhismo – 2010.

– Assessoria para Implantação estrutural do Parque de Aventuras – Minas Outdoor Sports. 2013. Execução do projeto, consultoria para treinamento de pessoal e implantação de Sistema de Gestão de Segurança ABNT NBR ISO 21.101. A Minas Outdoor foi certificada pela ABNT/INMETRO sem nenhuma não conformidade. Em setembro de 2015 a Empresa recebeu prêmio Destaque Pequenos Negócios durante solenidade de 75 anos da ABNT.

– Coordenação e Gestão do I, II e III Festival Gaúcho de Esportes de Aventura. Caçapava do Sul/RS. 2013, 2014 e 2015.

– Coordenação e Gestão do Curso de Formação de Condutores em Criúva – Caxias do Sul. 2016/2017. Este curso foi promovido pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e teve apoio da ABNT (único curso apoiado pela ABNT no País), ABBTUR – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, Associação Férias Vivas, ATUASERRA – Associação de Turismo da Serra Nordeste, SEGH – Sindicato das Empresas de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho de Turismo, entre outras Entidades. Contou com 18 alunos e 11 capacitações distribuídas em 240 h.

– Instrução e coordenação de 25 capacitações em empreendimentos, prefeituras, associações, entidades e em cursos abertos no período de 2008 a 2018.

– Assessoria técnica em Projeto de Cicloturismo Autoguiado – Prefeitura de Garibaldi/ AGACI/ SEBRAE RS. 2018

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Agenda | Próximos Eventos

  1. 49.º Festival do Whisky

    8 setembro | 23:00 - 9 setembro | 05:00
  2. Medi in Rock 2018 | Legends

    15 novembro | 08:00 - 18 novembro | 06:00

WhatsApp


error: Este conteúdo é protegido